Mundo

Países Baixos inauguram primeiro museu do Holocausto

JA Online

O Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, vai inaugurar, no domingo, 10, o primeiro museu do Holocausto, em Amesterdão, 80 anos após a Segunda Guerra Mundial.

06/03/2024  Última atualização 11H21
Países Baixos inauguram primeiro museu do Holocausto © Fotografia por: NICK GAMMON/ANP/AFP

Uniformes listados de Auschwitz, botões de roupas arrancados à chegada ao campo de extermínio de Sobibor, cartas e fotos, o museu exibe 2.500 objectos, a maioria dos quais nunca foram mostrados ao público.

Antes da guerra e da ocupação nazi, os Países Baixos eram o lar de cerca de 140 mil judeus, principalmente em Amesterdão, sendo que 102 mil destes foram mortos no Holocausto, ou seja, cerca de 75%.

De acordo com a Lusa, o edifício que abriga o museu, uma antiga creche localizada no histórico bairro judeu do centro da capital do país, desempenhou um papel vital na história da tragédia naquele território.

Do outro lado da rua, há um teatro para onde famílias judias foram levadas enquanto esperavam para serem deportadas para os campos de extermínio.

Cerca de 600 crianças foram 'contrabandeadas', a maioria em caixas ou cestos debaixo do nariz dos guardas nazis e levadas para um local seguro pela resistência neerlandesa, refere a mesma fonte. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo