Cultura

Palestra sobre Direitos de Autor e Conexos clarifica sobre a protecção dos fonogramas

Analtino Santos

Jornalista

Os procedimentos legais que os produtores de filmes, novelas e outras criações devem seguir foram abordados na palestra "Audio -visual e a Publicidade nos Direitos de Autor”, realizada, no Palácio de Ferro, em Luanda.

16/03/2024  Última atualização 13H21
Palestrantes defendem mais protecção das obras alheias © Fotografia por: DR
O encontro reuniu na passada quinta-feira, produtores, artistas e interessados, numa iniciativa da Associação Única de Direitos de Autor e Conexos (AUDAC). Participaram como oradores Lucioval da Gama, director-geral da AUDAC, Paulo Cassoma, director executivo da Associação das Indústrias de Fonogramas de Angola (AIFA) e a advogada Stésia Costa.

O anfitrião do evento, Lucioval da Gama teve como tema "Licenças de Sincronização, Procedimentos e os Beneficiários”, no qual esclareceu como as obras artísticas utilizadas devem ser sincronizadas em filmes, publicidades e novelas.

Lucioval da Gama explicou que foi uma palestra para clarificar e dotar os produtores de conhecimentos sobre as leis dos Direitos de Autor e Conexos. "Falei das licenças necessárias que os criadores devem solicitar para evitar erros ou uma violação”.

Paulo Cassoma da AIFA abordou sobre os "Produtores de Fonogramas e Videogramas”. Foi, sobretudo, pelos procedimentos da autorização, distribuição e comercialização em que se focou para fazer a sua comunicação.

Paulo Cassoma referiu que só depois do cumprimento deste processo, os utilizadores de obras alheias poderão publicitar em fonograma ou num vídeo. Os oradores foram unânimes no alerta para se encontrar os mecanismos correctos e agir em conformidade com a lei no combate à pirataria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura