Sociedade

Papa foi à cadeia feminina cumprir o rito do lava-pés

O Papa Francisco celebrou, a missa da Quinta-Feira Santa numa prisão feminina, em Rebibbia, em Roma, onde lavou os pés a 12 reclusas a partir da sua cadeira de rodas, mantendo uma tradição iniciada com o seu pontificado.

30/03/2024  Última atualização 12H01
Tradição do seu pontificado © Fotografia por: DR
As reclusas, muitas delas em lágrimas, subiram a um estrado, tendo o líder da Igreja Católica passado à sua frente e dos seus pés, que lavou e depois beijou, enquanto utilizava um avental branco.

De acordo com a agência noticiosa Efe, citada pela agência Lusa, o Papa Francisco apresentou-se numa cadeira de rodas, devido aos seus problemas de mobilidade.

Antes da cerimónia, em que replicou o rito do lava-pés, apresentado na Bíblia e no qual Jesus lavou os pés aos 12 discípulos, antes da chamada 'Paixão de Cristo'.

Perante funcionários da prisão e reclusas, Francisco improvisou ainda uma breve homilia sobre o perdão, onde apontou que o seu Deus está "sempre de braços abertos e não se cansa de perdoar".

Segundo o Papa, o acto do lava-pés mostra que Jesus "veio para servir e não para ser servido".

"Agora vamos fazer como Jesus, lavando os pés, que é um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que faça crescer em todos nós a vocação do serviço", apelou.

Após a missa, a directora do centro prisional, Nádia Fontana, agradeceu ao Papa a sua presença, tendo as prisioneiras oferecido ao pontífice alguns produtos que fabricaram, como cestos de legumes, rosário com contas com as cores do arco-íris e algumas estolas.

Em retribuição, o Papa Francisco apresentou um quadro da Virgem Maria com o Menino Jesus.

A prisão feminina de Rebibbia, arredores de Roma, é a maior das quatro prisões exclusivamente femininas em Itália e alberga actualmente 360 reclusas e uma criança que recebeu um ovo da Páscoa de várias nacionalidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade