Mundo

Papa Francisco: "Há muito a fazer para dignificar as mulheres"

O Papa Francisco lamentou, domingo, durante a oração do Angelus que ainda há "muito a fazer" no mundo "para reconhecer a igual dignidade das mulheres".

11/03/2024  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR

"Expresso a minha proximidade a todas as mulheres, especialmente àquelas cujas dignidades não é respeitada. Ainda há muito a fazer para reconhecer a igual dignidade das mulheres", disse Francisco, à janela do seu gabinete privado no Palácio Apostólico.

O Papa também denunciou a situação no Haiti e expressou a sua proximidade ao "querido povo haitiano, que tanto sofre há anos". E apelou ao fim de "toda a violência e a que todos deem o seu contributo para o crescimento da paz e da reconciliação no país, com o apoio das instituições internacionais". Pediu também orações pela "atormentada Ucrânia" e apelou ao fim das "hostilidades que causam imenso sofrimento entre a população civil".

O director da sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que a posição do Papa em relação à Ucrânia é a de defender uma "solução diplomática" para o conflito.

"O Papa retoma a imagem da bandeira branca proposta pelo entrevistador, para indicar o fim das hostilidades, a trégua alcançada com a coragem da negociação. O seu desejo é uma solução diplomática para uma paz justa e duradoura", disse Matteo Bruni.

As declarações surgem depois de Francisco - numa entrevista gravada no mês passado com a emissora suíça RSI - ter exortado o Governo de Volodymyr Zelenski a ter a coragem de levantar a "bandeira branca" e negociar o fim da guerra.

"É mais forte que ele veja a situação, que pense no povo, que tenha a coragem da bandeira branca, que negoceie. Hoje é possível negociar com a ajuda das potências internacionais. A palavra 'negociar' é corajosa", declarou na entrevista, que será transmitida a 20 de Março, mas que alguns meios de comunicação italianos já anteciparam.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo