Mundo

Papa pede transição pacífica para restaurar a ordem no Haiti

O Papa Francisco confessou, neste domingo, estar aliviado com a libertação de cinco reféns do Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração no Haiti e pediu "uma transição pacífica" para restaurar a ordem naquele país, noticiou a agência Efe.

18/03/2024  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR

As palavras de alívio de Francisco foram proferidas após a oração do Angelus, feita da janela do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano, em Roma, numa mensagem em que o Chefe da Igreja Católica exortou ainda os fiéis que rezem pelas "populações martirizadas pela guerra", como na Ucrânia, Palestina, Israel, Sudão do Sul e Síria, que pediu para não esquecer.

"Queridos irmãos e irmãs, soube com alívio que um professor e quatro religiosos do Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração, raptados a 23 de Fevereiro, foram libertados no Haiti", anunciou o Pontífice, citado por aquela agência de notícias espanhola.

Francisco pediu a libertação, "o mais depressa possível, dos outros dois religiosos e de todos os que continuam sequestrados" no Haiti, um "país afectado por tanta violência", apelando a todos os actores políticos e sociais haitianos para que "abandonem todos os interesses próprios e se esforcem num espírito de solidariedade na procura do bem-comum".

O Papa pediu também que seja apoiada uma "transição pacífica" para que o Haiti, "com a ajuda da comunidade internacional, seja dotado de instituições sólidas capazes de restaurar a ordem e a tranquilidade dos cidadãos".

Em 10 de Março, o Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração anunciou a libertação de cinco reféns, incluindo quatro dos sete membros da comunidade escolar da Escola Jean XXIII, mantidos em cativeiros desde 23 de Fevereiro.

O Haiti está mergulhado há semanas numa onda de violência provocada por bandos armados que controlam grande parte do país, o que levou o Primeiro-Ministro, Ariel Henry, a anunciar que se demitirá assim que for formado um conselho de transição para nomear o seu sucessor e abrir caminho a eleições presidenciais.

Os raptos tornaram-se uma ocorrência diária no Haiti e os bandos armados, que dominam 80% da capital, utilizam-nos para se financiarem através de resgates.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo