Política

Paralisação do PIIM preocupa o governador Marcos Nhunga

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, manifestou preocupação com a paralisação dos projectos enquadrados no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

21/02/2024  Última atualização 08H59
Membros do Governo da Província de Malanje informados sobre as empreitadas do PIIM © Fotografia por: Eduardo Cunha | Edições Novembro

Ao discursar, ontem, na abertura da primeira sessão ordinária do Governo provincial, o governante considerou que Malanje ainda não é das melhores províncias, pelo facto de se constatarem muitos incumprimentos, o que levou ao encaminhamento a nível da Procuradoria-Geral da República (PGR) e outros órgãos afins as empresas incumpridoras.

Para o efeito, anunciou a criação de uma comissão provincial que vai passar por todos os municípios para avaliar os níveis de execução física e financeira das empreitadas.

Marcos Nhunga assinalou que há um défice muito grande em termos de andamento das obras. "Estamos entre as piores províncias, todos sabem disso. Temos 50 projectos do PIIM paralisados, principalmente aqueles ligados à terraplanagem e outras obras de grande impacto, para além da existência daqueles projectos aonde os pagamentos estão muito acima da execução física”, assinalou.

Ao condenar o mau exemplo na execução do PIIM, na província, Marcos Nhunga ilustrou o facto de uma única pessoa ter criado sete empresas, com mais de 28 obras. "Não é normal que alguém não tenha dado conta desta situação. Alguém que faz isso é porque tem o respaldo de várias pessoas”, referiu.

Marcos Nhunga convidou os membros do Governo a retirarem o pensamento segundo o qual "em tudo o que faço, tenho de ganhar alguma coisa”. "As pessoas devem tirar isto da cabeça, de pensar que se estou numa determinada área é aqui onde chegou a minha vez e devo resolver a situação da minha vida”, aconselhou.

Como os bons exemplos devem servir de padrão no desenvolvimento de qualquer actividade, o governador Marcos Nhunga pediu que se siga o bom exemplo, recentemente, demonstrado no concurso público promovido pelo Ministério da Educação, onde os responsáveis que se encarregaram do mesmo realizaram um trabalho digno de realce. "É assim que o Governo tem de trabalhar, e, sempre olhando na transparência, resolver os problemas das nossas populações”, considerou.

O governante não deixou de se referir da situação provocada pelas chuvas que assolam aquela região do país, particularmente o bairro Quizanga, na capital provincial.

Nesse momento, segundo o governante, cerca de 161 famílias encontram-se realojadas, de forma provisória, no pavilhão Arena Palanca Negra, há mais de dois meses.

Os participantes à reunião do Governo provincial abordaram, para além de outros assuntos, o grau de cumprimento das recomendações saídas da terceira sessão ordinária realizada em Novembro, apreciação sobre o reajustamento para a solução do PIIM em Malanje e o relatório do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Os participantes foram, ainda, informados sobre o primeiro fórum de parceiros e investidores da província, o estado de preparação da vigilância epidemiológica contra a cólera, a situação das ravinas no município de Massango, deslizamento da Serra de Cabatuquila, a erosão da barragem da Damba e o desabamento da ponte sobre o rio Ngola Luige.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política