Política

Parlamentares da 4ª Comissão avaliam projectos do PIIM na província do Uíge

Valter Gomes| Uíge

Uma delegação parlamentar, encabeçada pelo presidente da Comissão de Administração de Estado e Poder Local (4.ªCTE), Franco Nhani, encontra-se, desde sexta-feira, na província do Uíge em visita de trabalho, onde durante oito dias vai constatar o desenvolvimento socioeconómico dos projectos em curso na região Norte do país.

05/02/2024  Última atualização 08H24
Vice-governadora Sónia Arlete Cahombo explicou as obras em execução nos municípios locais © Fotografia por: Edições Novembro

Durante a estadia na província cafeícola, os parlamentares deverão, igualmente, auscultar distintos gestores públicos, para se inteirar das dificuldades que estão a enfrentar no exercício das funções.

O deputado Franco Meneses Marcolino Nhani, que coordena o grupo, lembrou que o contacto directo com os servidores públicos e parlamentares é fundamental, para que estes últimos possam fazer uma melhor advocacia junto das instâncias superiores, de modo a resolver os diversos problemas da população.

"Estamos satisfeitos com as informações que nos foram brindadas pelo Governo provincial e, isso, nos dá força e coragem de constatarmos no terreno”, frisou.

O deputado Franco Nhani reiterou que o grupo pretende constatar as dificuldades que os servidores públicos têm no cumprimento da missão e, como representantes do povo, junto das entidades afins fazer advocacia para ajudar a melhorar o desempenho dos administradores e dos quadros que funcionam na província.

A vice-governadora do Uíge para o Sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Cahombo, considerou importante a visita dos deputados à província, onde, como lembrou, estão a ser executados vários projectos de impacto social e económico, cujo acompanhamento é indispensável.

O Jornal de Angola apurou que o grupo dos deputados trabalha nos municípios de Negage, Quimbele, Uíge e Bembe, onde, para além de avaliar o grau de execução física e financeira dos vários projectos e em curso nas Vias de Comunicação, Água, Saúde e Agricultura, vai, também, interagir com as populações locais.

À chegada, a delegação foi recebida pela vice-governadora para o Sector Político e Social, Sónia Cahombo, que fez a apresentação do estado de desenvolvimento social e económico da província. Informou que, no domínio da Educação, o Uíge conta com 783 escolas, incluindo as do Ensino de Base até ao Superior, com um total de 19 mil professores, leccionando cerca de 69 cursos de especialidades diferentes.

No sector da Saúde, a província dispõe de 362 unidades sanitárias entre hospitais, centros materno-infantis e postos de saúde em todos os municípios da terra do café.

Quanto à Energia e Águas, uma central hidro-eléctrica e duas estações de tratamento de água abastecem regularmente a província, cobrindo 12 dos 14 municípios com mais de 3700 ligações da rede eléctrica e de águas canalizadas a residências.

 
Projectos do PIIM

Segundo Sónia Cahombo, o Uíge conta ainda com vários projectos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), destacando-se a construção de novas escolas, hospitais, reabilitação de estradas, construção de uma mediateca, casa de juventude e um estádio de futebol para a massificação do desporto na província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política