Política

Parlamento acolhe reunião da CPLP sobre Acordo Ortográfico

O Parlamento angolano acolhe, de hoje até quinta-feira, em Luanda, a reunião da 3ª Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) para analisar a situação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.

16/04/2024  Última atualização 09H54
Contribuições para a aplicação do Acordo Ortográfico vão ser analisadas no Parlamento © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
De acordo com a nota do evento a que o Jornal de Angola teve acesso, a reunião de três dias vai analisar, de forma objectiva, questões relacionadas com as contribuições para a aplicação do Acordo Ortográfico nas escolas angolanas e a política linguística do exterior do Brasil, bem como a história comum da língua dos povos da CPLP.

Durante a reunião, os parlamentares da CPLP vão escolher, ainda, os membros de direcção da Comissão, a ser chefiada pelo deputado angolano Paulo de Carvalho, cujo presidente vai ser indicado pela Guiné-Bissau.

Já para secretário da Comissão, de acordo com o comunicado, será indicado um deputado do Parlamento português, resultante das últimas eleições.

Vão marcar presença no evento linguistas, professores e representantes de diversos países da comunidade lusófona.

A 3ª Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é o órgão da organização que versa sobre a língua, Educação, Ciência e Cultura no seio da comunidade lusófona.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, abreviadamente tratado por AO90, é um tratado internacional firmado em 1990 com o objectivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.

O documento, rubricado na cidade de Lisboa, a 16 de Dezembro de 1990, conta com a assinatura dos representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Após a recuperação da Independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a Língua Portuguesa, de modo a colocar fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo, deste modo, nos termos do preâmbulo do Acordo, para o aumento do prestígio internacional do português. Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau,Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste fazem parte do leque de países que já ratificaram o Acordo, faltando Moçambique e Angola.

País perspectiva adoptar  o acordo durante este ano

A Comissão Multissectorial que trabalha na elaboração do vocabulário nacional e na terminologia da Administração Pública tornou público, em 2019, por altura da III reunião de balanço daquela Comissão, que Angola pode adoptar o Acordo Ortográfico este ano. A instituição fez saber, naquela altura, que o país já se encontrava a trabalhar na elaboração do vocabulário ortográfico nacional e na terminologia da Administração Pública, para a ratificação do Acordo Ortográfico de 1990, assim como na criação de dicionários e gramáticas.

De acordo com a Comissão Multissectorial, há, também, a possibilidade de se aprimorarem os cursos de Língua Portuguesa e continuar a desenvolver as demais línguas de Angola nos trabalhos que têm desenvolvido e considerá-las, por forma a buscar maior concertação das instituições na promoção da língua portuguesa, seja no país ou no estrangeiro.

No último dia dos trabalhos, a delegação vai visitar o Museu da Escravatura, o Arquivo Nacional, o Museu da Ciência, bem como alguns pontos da cidade de Luanda, como Kilamba, Zango 0, Sequele, Cacuaco, Petrangol e Ilha de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política