Mundo

Parlamento da Libéria aprova criação de tribunal para crimes de guerra

JA Online

O parlamento da Libéria aprovou, na quarta-feira, a criação de um tribunal para crimes de guerra, vinte anos depois do conflito mais sangrento da história do país da África Ocidental.

07/03/2024  Última atualização 13H07
Parlamento da Libéria aprova criação de tribunal para crimes de guerra © Fotografia por: Direito Reservado

A Proposta de criação do tribunal foi liderada pelo Presidente daquele país, Joseph Boakai, e apoiada por 42 legisladores entre 72. Para ser implementada, a resolução deve ser aprovada pelo Senado, mas não tem data especifica para a votação.

A Libéria sofreu duas guerras civis, entre 1989 e 2023, que resultaram na morte de cerca de 250 mil pessoas, atrocidades graves, violações e na utilização de crianças-soldado.

De acordo com a Africanews, um comité de verdade e reconciliação recomendou a criação de um tribunal especial para julgar os acusados ​​de cometer crimes, mas desde então nenhuma acção foi tomada.

Os anteriores líderes liberianos evitaram estabelecer o tribunal pelo que os activistas dizem ser um desejo de proteger a si próprios ou aos leais de processos judiciais.

Não há apoio universal para a proposta. Alguns opõem-se à criação do tribunal, dizendo que corre o risco de reabrir velhas feridas, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo