Desporto

Petro recebe Sporting com olho na liderança

Jorge Neto

Jornalista

A liderança da presente época do Girabola pode conhecer hoje um "novo inquilino", quando o Petro de Luanda receber, às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, o Sporting de Cabinda, em jogo da 25.ª jornada. Depois de quatro equipas, os campeões em título têm tudo à favor para assumir o topo.

08/05/2024  Última atualização 14H05
Jaredi (à esquerda) tem a responsabilidade de municiar as bolas para o ataque diante dos leões © Fotografia por: José Soares | edições novembro

O jogo de destaque da ronda tem influência nos lugares cimeiros e na cauda da tabela classificativa. Aos petrolíferos só resta a vitória para comandarem a classificação, porquanto o Sagrada Esperança vai sentar-se na poltrona a assistir ao desenrolar do desafio por imperativo de calendário.

Um empate pode deixar os campeões em título em segundo, caso o Desportivo da Lunda-Sul derrote o Interclube no Estádio das Mangueiras, partida agendada para as 15h00, em Saurimo. O confrade do Sagrada no Leste está sem vencer há três jogos e pretende recuperar o lugar perdido.

Uma derrota da equipa de Alexandre Santos coloca-a em situação de pressão nos  dois jogos em atraso. Por outro lado, os leões do Norte ascendem do penúltimo lugar à 12ª posição com 20 pontos e acendem a luta pela despromoção.

É inquestionável o favoritismo dos tricolores diante dos verdes e brancos, em função do extremo em que estão posicionados na classificação, Os primeiros lutam pelo título e os segundos pela fuga às últimas posições.

O técnico Alexandre Santos e pupilos sabem que dependem de si para vencer o jogo e isolar-se no topo. A concretização do objectivo passa pela exibição de forças: o confronto directo entre o melhor ataque (45 golos) do campeonato com a defesa mais batida (51 sofridos).

Do lado dos leões, o pensamento passa por suportar a pressão dos anfitriões e conquistar algum ponto na deslocação a Luanda. É uma tarefa hercúlea para os comandados de Abel da Conceição.

Para não perder a carruagem da frente, o Desportivo da Lunda-Sul está focado no regresso aos triunfos, depois de três jornadas, na recepção ao Interclube. É um duelo complicado face às emoções reinantes nos dois emblemas. O avançado Mussá vai ser uma seta apontada à baliza dos polícias, no intuito de manter a liderança da artilharia na competição.

O conjunto orientado pelo brasileiro Maurílio Silva conseguiu apenas um ponto em nove possíveis nas últimas três jornadas. No entanto, não pode dar-se ao luxo de perder mais terreno a favor do Petro de Luanda e do Sagrada Esperança.

O Interclube comandado por Bodunha vai dificultar ao máximo a vida dos lundas. A luta pela vitória galvaniza a equipa do Rocha Pinto que pensa afastar-se da zona perigosa da tabela.

Depois de duas vitórias consecutivas, o Kabuscorp do Palanca visita o Clube Recreativo União de Malanje, às 15h00, no Estádio 1.º de Maio, com estatuto de favorito. Contudo, reconhece as dificuldades a enfrentar para conseguir os três pontos. O adversário está numa zona aflitiva de classificação e não se pode dar ao luxo de deslizes no seu reduto.

O 1.º de Agosto recebe o FC Bravos do Maquis, às 16h00, no Estádio França N'dalu, com a ambição de conquistar a vitória para diminuir a distância que o separa do pelotão da frente, embora esteja afastado da corrida pelo título.

Filipe Nzanza e Mário Soares são velhos conhecidos e entram para o jogo com o mesmo objectivo. Apesar disso, os militares carregam um ligeiro favoritismo.

O Desportivo da Huíla visita o São Salvador do Kongo, em Mbanza Congo, onde os anfitriões procuram uma posição confortável na classificação. Os militares da Região Sul já não têm nada a perder. O desafio inicia às 15h00, no Estádio Álvaro Buta, com o favoritismo repartido.

O Santa Rita de Cássia mede forças com o Wiliete de Benguela, às 15h00, no Estádio 4 de Janeiro, e está proibido de perder pontos, se quiser acalentar as esperanças de permanência.

A Académica do Lobito e o Recreativo do Libolo, jogam às 15h30, no Estádio do Buraco, num desafio em que os libolenses estão pressionados para ganhar e deixar a última posição do campeonato.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto