Sociedade

PNA detém 59 pessoas a conduzir alcoolizadas

André da Costa|

Jornalista

Efectivos da Polícia Nacional detiveram, durante o final de semana, em Luanda, 59 automobilistas, com idades compreendidas entre 28 e 54 anos, por condução em estado de embriaguez e desobediência aos agentes da ordem, que serão, nas próximas horas, encaminhados ao Tribunal, para julgamento sumário.

05/03/2024  Última atualização 11H50
O consumo excessivo de álcool por parte dos automobilistas preocupa as autoridades © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, ontem, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, acrescentando que, durante o período em referência, foram multados 522 automobilistas por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 59 por não uso do cinto de segurança, 95 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 40 por excesso de velocidade.

O superintendente-chefe, Nestor Goubel, deu a conhecer que, no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas três viaturas e 233 motorizadas, por várias infracções ao Código de Estrada.

Quanto à sinistralidade rodoviária, disse, foram registados 20 acidentes de viação, causados, essencialmente, por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que deixaram três mortos, dez feridos e danos materiais avaliados em mais de oito milhões de kwanzas.

Durante o período em análise, foram realizadas sete barreiras de contenção de velocidade, com a utilização de radares e outros meios técnicos, fundamentalmente na avenida Fidel Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, 21 de Janeiro e Estrada Nacional n° 100, sentido Cabo Ledo.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional foram detidos, durante o final de semana, 123 cidadãos, sob suspeita de envolvimento em vários crimes, como roubos, furtos e assaltos em residências e na via pública, bem como apreendidas duas armas de fogo do tipo metralhadora AKM.

O oficial superior da Polícia Nacional explicou que foram realizadas oito micro-operacões, que permitiram o esclarecimento de 31 crimes, com realce para um de homicídio qualificado, 17 de roubo e sete de furto de bens diversos.

 
Serviço de Bombeiros regista 27 casos de morte

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, no final de semana, 27 mortes causadas, essencialmente, por afogamentos, electrocussões e acidentes de viação.

Durante o período em análise, foram registadas 13 mortes por afogamento, quatro por electrocussão, quatro por descargas atmosféricas, duas por desabamento de casa e duas por acidente de viação com vítimas encarceradas, um suicídio por enforcamento, uma queda de árvore e um caso de colhimento por comboio.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, também, cinco incêndios, seis invasões de abelhas e cinco derrames de combustível.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade