Sociedade

Polícia apreende em Luanda 43 motorizadas e 127 viaturas

André da Costa|

Jornalista

A Polícia Nacional em Luanda apreendeu, no quadro da regularização e fiscalização do trânsito, 43 motorizadas e 127 viaturas, por infracções ao Código de Estrada, muitas das quais por falta de documentos, informou, segunda-feira, ao Jornal de Angola, o porta-voz da corporação.

02/04/2024  Última atualização 08H19
Operação da polícia para combater a sinistralidade rodoviária resultou em apreensões de grande monta no final de semana © Fotografia por: Santos Pedro |Edições Novembro

Nestor Goubel disse que as causas dos acidentes estão relacionadas com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, com danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de kwanzas.

O oficial superior destacou que a corporação registou, ao fim-de-semana, 15 acidentes de viação, que causaram cinco mortos e 14 feridos. Um total de 345 automobilistas, adiantou, foi sancionado com multas por diversas infracções, com realce para 94 por excesso de velocidade e 54 por falta de seguro obrigatório de responsabilidade civil.

Durante o fim-de-semana, acrescentou, foram realizadas 54 barreiras de contenção de velocidade e redução de tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos.

As intervenções, avançou, permitiram, ainda, deter 81 automobilistas, com idades compreendidas entre os 27 e os 53 anos, por presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez e desobediência e resistência ao Agente da Ordem, que vão ser encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.

Operações

O porta-voz da Polícia Nacional disse que foram realizadas três micro-operacões nos nove municípios de Luanda, cujo resultado permitiu esclarecer 13 crimes, com destaque para dois homicídios qualificados.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, continuou, apreendeu 14 armas de fogo e recuperou electrodomésticos, antes em posse dos marginais, assim como deteve 130 indivíduos suspeitos de cometerem crimes como assaltos a residências.

Bombeiros registam 17 mortes O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou 99 ocorrências, entre as quais 17 mortes e 40 feridos, causadas por afogamentos e acidentes de viação, informou, ontem, o porta-voz da corporação.

Wilson Baptista referiu, igualmente, que entre as principais ocorrências, se destacam 12 acidentes de viação, com vítimas encarceradas, 13 casos de emergência de obstetrícia, oito incêndios, sete agressões físicas e cinco iminências de afogamento. Durante o fim-de-semana, salientou, foram, ainda, evacuados 57 cidadãos para diversos hospitais, por doenças diversas que requeriam assistência médica especializada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade