Mundo

Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro

A autoridade policial não nomeou os alvos das buscas da Operação Vigilância Aproximada, mas os 'media' locais divulgaram ontem imagens dos agentes na casa de Bolsonaro em Angra dos Reis, acrescentando que Carlos Bolsonaro, vereador da cidade do Rio de Janeiro e um dos filhos do ex-Presidente, seria um dos alvos.

31/01/2024  Última atualização 12H50
Polícia Federal alarga operação ao núcleo político no Brasil © Fotografia por: DR

Segundo a Polícia Federal, a nova etapa da operação visa "avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de acções clandestinas".

"Nessas acções eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controlo judicial ou do Ministério Público", declarou. Os 'media' locais adiantaram que um computador da Abin que estaria com Carlos Bolsonaro terá sido apreendido pelos agentes da polícia nas buscas. Também ocorreram buscas no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

No entanto, Fabio Wajngarten, advogado e ex-assessor do ex-Presidente brasileiro, escreveu nas redes sociais que "Bolsonaro saiu para pescar com filhos e amigos bem antes de qualquer notícia. Não foi encontrado nenhum computador de quem quer que seja na residência ou gabinete do vereador Carlos Bolsonaro".

O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho do ex-Presidente, acusou segunda-feira o Supremo Tribunal Federal de cometer um acto "ilegal e imoral" ao autorizar um mandado de busca contra a família num caso de espionagem ilegal.

"O mandado era tão genérico que foi cogitado apreender o celular deste deputado federal e das demais pessoas que por ventura estivessem na residência", escreveu o deputado na rede social X, acrescentando que o seu telemóvel acabou por não ser apreendido "provavelmente por não haver justificação". 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo