Política

Ponte sobre o rio Lucala está a ser intervencionada

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O ministro das Obras Publicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, testemunhou o início das obras de reabilitação da ponte sobre o rio Lucala, no município de Calandula, em Malanje, que sofreu ruptura numa das faixas de rodagem, sábado último, em consequência das chuvas intensas que caem na região.

17/02/2024  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

O director do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Victor Tavira, disse que as viaturas pesadas circulam na ponte apenas numa das faixas de rodagem. O ministro Carlos dos Santos constatou igualmente a progressão de duas ravinas de grandes proporções que ameaçam cortar a Estrada Nacional 140, que liga o município de Massango à sede capital da província de Malanje.

O chefe do Departamento de Monitoramento de Obras de Engenharia do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Edgar dos Santos, deu a conhecer que vão ser intervencionadas seis ravinas.

O responsável disse que tem orientações expressas para priorizar a ravina que tende a cortar a Estrada Nacional 140, na localidade de Olaca II, e uma outra que está a nascer na sede municipal de Massango. As restantes serão intervencionadas de acordo com as prioridades identificadas pelo governo da província.

A administradora municipal de Massango, Ânsia Salatiel, referiu que a situação das ravinas é preocupante e se as duas que foram reportadas ao Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação não forem intervencionadas,  poderão cortar a ligação entre a sede municipal e as comunas de Quihuhu e Quinguengue. O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação visitou as famílias afectadas pelas chuvas na Aldeia de Dala Dungue, na comuna do Cuale, município de Calandula, onde 35 casas ficaram destruídas e inundadas, e avaliou o deslizamento de terras na Serra de Cabatuquila, na comuna de Xandel.

Na sua estada na província de Malanje, Carlos dos Santos constatou igualmente a fase conclusiva das obras dos 212 apartamentos da zona urbanística da Carreira de Tiro, que deverá ser inaugurada em Novembro.

De acordo com o director do Fundo de Fomento Habitacional, Hermenegildo Gaspar, as obras estão num grau de execução de 80 por cento, restando apenas os acabamentos da parte exterior de 14 edifícios, a montagem do sistema de drenagem das águas e o processo de electrificação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política