Regiões

População do Tchinguandja ganha Posto de Saúde

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

A população da comuna do Tchinguandja, a 55 quilómetros da sede municipal do Cuchi, na província do Cuando Cubango, passou a contar, desde segunda-feira, com um novo Posto de Saúde.

20/02/2024  Última atualização 10H54
© Fotografia por: Lourenço Bule | Menongue
O Posto de Saúde, que custou aos Cofres do Estado mais de 180 milhões de kwanzas, foi construído de raiz, em seis meses, e está inserido no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). 

A unidade sanitária, que carrega o nome "Katchiva Ka Limbondo”, em homenagem ao primeiro soberano do Tchinguandja, foi inaugurada pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, e é a primeira na localidade. 

De acordo com o director do Posto de Saúde, José Juliano, a infra-estrutura foi projectada para funcionar 24 horas por dia, com capacidade de 10 camas para internamento e atender mais de 50 utentes diariamente.
 
O responsável acrescentou, igualmente, que a unidade sanitária conta, também, com banco de urgência, serviços do Programa Alargado de Vacinação (PAV), triagem, sala de pequenas cirurgias, laboratório de análises clínicas, consultas de medicina geral, pediatria, consultas pré-natal e serviços de maternidade. 

Recordou, ainda, que  outrora a assistência médica e medicamentosa da população era efectuada numa casa do tipo T1 improvisada, que não garantia as melhores condições de trabalho e com a inauguração do novo espaço é necessário valorizar a infra-estrutura e evitar que seja vandalizada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões