Sociedade

População em zonas de risco vai ser realojada em Tali-Sumbi

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

Um total de 62 famílias das 95 cadastradas nas encostas do Morro do Tchizo, zona considerada de risco, começou, ontem, a ser realojada no Projecto Habitacional do Tali-Sumbi, município -sede (Cabinda).

16/03/2024  Última atualização 11H45
Projecto habitacional pronto a receber os primeiros moradores © Fotografia por: DR

O processo de realojamento está a ser coordenado pela Administração Municipal de Cabinda, que, na primeira fase, deu primazia às famílias cujas residências estão em risco de ser "engolidas” pela ravina em progressão na localidade, com mais de vinte metros de profundidade e cem de extensão.    

Em declarações à imprensa, o administrador-adjunto de Cabinda para a Área Financeira, Raimundo de Almeida, disse que o processo de realojamento será feito de forma paulatina. "Nesta primeira fase, a prioridade são as famílias que estão em situação de alto risco”.

O Projecto Habitacional do Tali-Sumbi, explicou, está em edificação e vai contemplar duas mil e cem casas sociais de tipologia T3, incluindo serviços sociais como, água, energia eléctrica, centro médico, posto policial e uma escola.

Segundo o administrador-adjunto de Cabinda para a Área Financeira, vão ser realojadas, também, outras famílias que vivem em zonas de risco.

José Nguimbi, ex-morador das encostas do Morro de Tchizo, que vivia  numa residência precária, construída à base de adobe e areia, enalteceu o gesto do Governo, garantindo que tudo fará para cuidar da casa que acabou de receber gratuitamente.

Helena Simba, falando em nome da sua progenitora, contemplada, disse não possuir palavras para manifestar a sua gratidão ao Governo, acrescentado que ficam para traz as noites mal passadas, em que, quando chovia, era obrigada a manter-se em pé até que a chuva terminasse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade