Sociedade

Portugal reforça aposta na cooperação bilateral

Weza Pascoal

Jornalista

O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Duarte, manifestou, nesta sexta-feira, em Luanda, a disponibilidade de Portugal em continuar a colaborar, com o Executivo angolano, na criação de projectos sociais.

23/03/2024  Última atualização 09H45
Francisco Duarte manteve um encontro com os líderes de diferentes associações juvenis © Fotografia por: Edições Novembro

No final de um encontro com os líderes de diferentes associações juvenis, realizado na sede do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Francisco Duarte referiu que, como parceiros do Governo angolano, querem continuar a trabalhar com o Executivo na resolução dos principais problemas que afligem a juventude, em especial, na criação de mais postos de trabalho e atribuição de bolsas de estudos.

Nos próximos meses, informou, o país vai ganhar um novo centro de formação de electricistas certificados, destinado à capacitação de centenas de jovens que podem trabalhar em Angola, Portugal ou Espanha com a certificação obtida. "Vamos continuar a trabalhar na formação do capital humano e na criação da riqueza partilhada, através da criação de empregos para a juventude.

O representante portugês referiu que, anualmente, centenas de jovens beneficiam de bolsas de estudo para formação em Portugal. "Temos programas, no quadro do Instituto de Educação, para revitalização técnico-profissional, assim como para formação de professores”, explicou.

Angola, destacou, é um país muito jovem, com uma média de idade de cerca de 16 anos. "Por isso, é absolutamente decisivo encontrar respostas para os problemas que afligem esta camada da sociedade”.

Imigração

Em relação aos vistos, Francisco Duarte disse que vêem com bons olhos a imigração de cidadãos angolanos que queiram viver e trabalhar em Portugal. "O país enfrenta o envelhecimento demográfico, necessita de mão-de-obra e Angola é um país irmão”, realçou.

Para o embaixador, é importante, também, a criação de condições por parte do governo angolano, para permitir que mais cidadãos portugueses entrem em Angola e contribuam para o crescimento da economia nacional nos mais variados domínios.

Vistos

Nos últimos meses, explicou, têm registado uma grande melhoria em termos de atendimento, agendamentos e número de vistos concedidos. "Há, ainda, alguma demora, mas temos vindo a empreender esforços para melhorar neste sentido”, garantiu.

Francisco Duarte aconselha os cidadãos angolanos interessados em viajar para Portugal a obedecer aos critérios legais e não recorrer aos intermediários, que os empurram para vias ilícitas.

Relações bilaterais

O embaixador de Portugal em Angola considerou excelentes as relações de cooperação bilateral entre os dois países. No ano passado, acrescentou, as exportações de Portugal para Angola foram superiores a dois mil milhões de euros. Em termos de investimento português em Angola, frisou, o "stock” líquido está à volta de 1.6 mil milhões de euros.

Francisco Duarte informou que, no ano passado, a linha de financiamento, com garantia do Estado Português, foi alargada de 1,5 mil milhões de euros para dois mil milhões de euros. Actualmente, informou, mais de quatro mil empresas portuguesas exportam produtos diversos para Angola e 1.250 empresas luso-angolanas já criaram cem mil postos de trabalho.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Isaías Kalunga, disse que o encontro foi bastante produtivo, pois permitiu reforçar os laços que vão permitir a formação de vários jovens nos níveis de licenciatura, mestrado e da formação profissional em Portugal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade