Cultura

“Possa, bons tempos!”

Uma das coisas boas que a Internet, e particularmente as redes sociais, trouxe para aqueles que se depararam com as mesmas já numa idade adulta, portanto não sendo considerados nativos digitais, é a possibilidade de resgatarem memórias a partir da digitalização e partilha de fotos antigas.

19/05/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

Fotos que repousavam em volumosos álbuns para deleite exclusivo do proprietário e seu círculo restricto de familiares e amigos são partilhadas nas redes sociais para um vasto e multifacetado leque de pessoas, algumas das quais sentem disparar em si gatilhos de memória, recordações que parecem de uma outra vida, tendo em conta a imensidão de acontecimentos felizes e infelizes que já se sobrepuseram no tempo. Esse intróito vem a propósito da foto digitalizada e partilhada pelo poeta João Maimona numa rede social, em que aparecem numa pose para posteridade Roldão Ferreira, a quem, pela vivência e experiência do carnaval, os brasileiros chamariam carnavalesco, José Domingos Pedro, linguista, Virgílio Coelho, antropólogo, João Maimona e Lopito Feijó, ambos poetas. A foto tirada nos anos 80, à margem de um evento em que as personalidades participavam na cidade portuguesa do Porto, é um repositório de pistas a respeito da moda masculina da época, do corte de cabelo então predominante e dos laços de camaradagem que os ligava. Das emoções e dos sentimentos desencadeados nos próprios, passado tanto tempo, talvez seja sintomática a exclamação de um deles: "Possa, bons tempos!!!”.


LIGA DE ESCRITORAS AFRICANAS
Marta Santos apresenta comunicação num colóquio no Reino do Marrocos

A escritora Marta Santos participa no Reino do Marrocos, na província de Assa-Zaga, no colóquio "O Desenvolvimento cultural africano, as pontes e os déficits das culturas transfronteiriças” a decorrer de 20 a 23 de Maio. O evento é uma organização conjunta da Liga das Escritoras de África, de que Marta Santos é co-presidente, e do Concelho Regional da Província de Assa-Zaga, na região de  Guelmim-Qued.

O Jornal de Angola sabe que Marta Santos, em representação da Liga das Escritoras de África e de Angola vai apresentar uma comunicação sobre "O desenvolvimento cultural, o ser humano e o campo nas sociedades africanas e a questão da identidade cultural”.

O colóquio vai juntar escritores e académicos de universidades africana e do mundo árabe. Angola, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Guiné Bissau, Burkina Faso, Mali, Madagáscar, RDC e Senegal são alguns dos países  cujos representantes intervirão.

Marta Santos, membro da União dos Escritores Angolanos, é, desde Março de 2023, uma das 42 presidentes eleitas da Liga de Escritoras Africanas.


BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Contra Ignorância tem nova casa

A Biblioteca Contra Ignorância está com nova casa: continua no bairro Marçal, mas passou para a Rua do Chafariz, agora num espaço fechado, com melhores condições de acomodação dos livros e dos utentes. Sendo um projecto comunitário para benefício, sobretudo, das crianças, a iniciativa precisa de ser acarinhada pelos moradores, mas também pelas autoridades locais. Fonte da direcção disse ao Jornal de Angola que a Biblioteca  Contra Ignorância nas novas instalações precisa de tudo um pouco: estantes para os livros, cadeiras, bancos e mesas, tintas, porta e materiais para a casa de banho, ventiladores,  etc. As doações em dinheiro também são apreciadas, dado que o espaço é arrendado.


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
"Desafios do Ensino Superior no Século XXI”

A Universidade Aberta ISCED de Moçambique realiza nos dias 8 e 9 de Julho, na cidade da Beira, a II Conferência Internacional "Desafios do Ensino Superior no Século XXI”. Os objectivos do certame são: partilhar experiências sobre a educação inclusiva versus qualidade no ensino online; discutir sobre os desafios da formação superior online; analisar o contributo e os desafios da inteligência artificial para o ensino superior; identificar estratégias de uso das tecnologias educativas e recursos educacionais abertos e partilhar experiências sobre a qualidade da formação doutoral.

Os interessados em participar devem ter em conta que os resumos das comunicações deverão ser submetidos até 31 de Maio de 2024 pelo e-mail: conferencia.internacional@unisced.edu.mz. As comunicações propriamente ditas deverão ser enviadas até 10 de Junho. As participações na conferência poderão ser presenciais ou online. O livro de Actas da conferência será publicado em formato digital, sendo que um total de sete artigos serão selecionados pela Comissão Científica com vista à publicação na Revista Cientifica da UniSCED. Para mais informações, a organização do evento disponibilizou os números de telefone 258 84 32 48 220 e 258 84 09 43 449.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura