Regiões

Posto fronteiriço do Luvo arrecada mais de 200 milhões de Kwanzas

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

O Posto fronteiriço do Luvo, a cerca de 62 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, Zaire, arrecada mais de 200 de milhões de Kwanzas por mês.

16/02/2024  Última atualização 16H30
© Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
A informação foi avançada, na quinta-feira, pelo Presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, que falava à margem do acto de colocação da primeira pedra para reestruturação e modernização do referido posto aduaneiro. 

Na ocasião, o responsável considerou que, do ponto de vista de arrecadação de receitas, o Luvo não representa grandes cifras comparativamente aos demais postos existentes no país, mas destaca-se na exportação de mercadorias.

"O Luvo é o principal ponto de exportação terrestre do país, com um nível de arrecadação de receitas na ordem de mais de 200 milhões de kwanzas/mês. Comparando com as receitas de zonas fronteiriças viradas a importação (entrada de mercadorias) não constitui um montante expressivo”. 

De acordo com o PCA da AGT, deve-se olhar para o Luvo na dimensão de garantia da dinâmica e robustez da economia nacional, através da exportação para a República Democrática do Congo (RDC) dos produtos angolanos, bem como na dimensão do combate ao contrabando de mercadorias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões