Regiões

Praga de gafanhotos nos Gambos devasta mais de 70 hectares

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Uma praga de gafanhotos no munícipio dos Gambos, província da Huíla, já devastou mais de 70 hectares de culturas diversas.

27/02/2024  Última atualização 17H56
© Fotografia por: Estanislau Costa/Edições Novembro/Huíla
As culturas compostas por milho, feijão e outros estão situadas a 150 quilómetros a sul da cidade do Lubango, e foram atingidas por uma praga até ao momento desconhecida.

De acordo com o administrador municipal dos Gambos, Leonardo Barros, que avançou os dados ao Jornal de Angola, a cifra de campos afectados ainda é provisória, mas à medida que os insectos se alastram para outros pontos agrícolas, há um aumento de gafanhotos a atacar enormes espaços com massambala, massango, jinguba, feijão, abóbora e outros, nas povoações de Mutchaullwa, Kinjei e Mutiovacai, a mais de dez quilómetros da sede dos Gambos.

Porém, o responsável disse que já accionado o Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, assim como organizações não-governamentais que actuam no sector agropecuário para que sejam encontradas vias emergentes para conter a acção dos insectos, pela dispersão ou mesmo pela eliminação dos mesmos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões