Mundo

Praia partilha “ganhos” na economia verde

A secretária de Estado das Finanças, Adalgisa Vaz, partilhou, ontem, vantagens da estratégia de mobilização de recursos no âmbito da transição para economias verdes, num diálogo de alto nível que antecedeu a Conferência dos Ministros Africanos das Finanças.

15/02/2024  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

Durante o encontro, promovido pelo Escritório Sub-Regional da Comissão Económica das Nações Unidas (CEA) para a África Ocidental, em formato virtual, Adalgisa Vaz, que integrou um painel composto por representantes governamentais, do sector privado, estudiosos e investigadores, falou da mobilização de recursos na Bolsa de Valores, com as emissões de obrigações azuis e verdes e, de forma particular, da experiência de conversão da dívida em investimento climático com Portugal.

"Trata-se de um modelo em que todo o serviço da dívida pública associado ao crédito concedido por Portugal é canalizado para um fundo climático que vai financiar projectos pré-aprovados por Portugal. E, esta também é uma experiência aclamada, que os nossos parceiros de desenvolvimento e os países vizinhos estão a acompanhar”, disse a secretária de Estado, citada pela agência Inforpress.

A secretária de Estado cabo-verdiana, Adalgisa Vaz, lembrou que no mês de Junho Cabo Verde acolheu a "África Caucus 2023”, evento que reuniu os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do continente, durante a qual o arquipélago propôs o tema "Novos mecanismos de financiamento para o desenvolvimento em África" que foi aceite.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo