Política

Presidente anuncia o reforço da cooperação

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, terça-feira, a primeira deslocação à República Checa como resultado da busca de parcerias para o crescimento da economia angolana o reforço da cooperação com um Estado com o qual Angola mantém laços históricos.

21/02/2024  Última atualização 06H58
Presidente João Lourenço iniciou, uma visita de Estado de três dias a Praga a convite do homólogo Petr Pavel © Fotografia por: DR

Numa mensagem na sua página no Facebook, o Chefe de Estado refere-se ao país do Leste da Europa como um "forte aliado” a ter em conta, dada a sua "economia pujante”.

Desde ontem em Praga, capital checa, o Presidente João Lourenço, que viajou acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, a convite do homólogo Petr Pavel, prevê dar um novo impulso às relações entre Angola e a República Checa, que se pretendem mutuamente vantajosas.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, referiu que Angola e a República Checa têm uma cooperação bilateral conformada em 16 instrumentos jurídicos, que vem desde 1993 e que precisava de uma nova era.

O chefe da diplomacia angolana assegurou, por isso, que, no novo formato, os dois países vão assinar o memorando sobre consultas políticas, que vai identificar e definir o novo quadro de cooperação. Do lado de Angola, revelou Téte António, o foco da cooperação é para vários domínios, com destaque para o sector da Agricultura, Saúde e Educação.

Angola e a República Checa têm laços históricos, mas, apesar disso, o ministro Téte António reconhece que as relações não estão, ainda, no nível desejado, daí a razão da visita do Presidente da República, para a inversão do quadro actual.

"Formalizamos um acordo de relações diplomáticas com a República Checa. Depois da queda do Muro de Berlim, houve uma reconfiguração geopolítica nesta região, que é a República Checa, e, sendo República Checa, em 1993 assinamos um acordo que formalizou as relações diplomáticas. Mas, desde 1993 até aqui, devemos considerar que a cooperação com a República Checa não tem conhecido os níveis que devia ter”, explicou Téte António, realçando ser esse, exactamente, o foco da visita do Presidente da República.

"Queremos relançar esta relação com a República Checa, sobretudo dar mais substância à cooperação económica”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política