Mundo

Presidente da Namíbia Hage Geingob morre aos 82 anos

O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, que estava a receber tratamento devido a um cancro, morreu, na madrugada deste domingo, aos 82 anos, na capital do país, em Windhoek.

04/02/2024  Última atualização 09H00
Num comunicado, o Presidente interino da Namíbia, Nangolo Mbumba, referiu que Geingob morreu pouco depois da meia-noite, no hospital privado Lady Pohamba, na capital Windhoek.

Apesar "dos esforços enérgicos da equipa médica, o Presidente faleceu, na presença da Primeira-Dama, Mónica Geingos, e dos filhos", refere o comunicado, citado hoje, pela Lusa.

"A nação da Namíbia perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta pela libertação, o principal arquitecto da nossa constituição e o pilar da casa da Namíbia", disse Nangolo Mbuma.

O Presidente interino pediu à população que "permaneça calma e serena enquanto o Governo cuida de todos os preparativos e demais protocolos estaduais necessários" e prometeu que o Executivo irá reunir-se "com efeito imediato" para tomar as providências necessárias.

Segundo a mesma fonte, as eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional da Namíbia estavam previstas para finais de 2024.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo