Política

Presidente da República defende mais empoderamento das mulher no mundo

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, sexta-feira, a criação de mais condições favoráveis à participação activa da mulher em todos os domínios da vida, tais como familiar, social, político, empresarial, cultural e desportivo, de modo a permitir um maior empoderamento feminino.

09/03/2024  Última atualização 09H10
© Fotografia por: Cedida

Na mensagem emitida por ocasião do Dia Internacional da Mulher, ontem assinalado, o Chefe de Estado ressalta que, apesar dos preconceitos que as tentam diminuir, as mulheres têm vindo a exigir e a afirmar os seus direitos de ser respeitada e de agir de maneira equitativa na sociedade.

"Neste 8 de Março (ontem), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, rendo uma singela homenagem a todas as mulheres que no mundo ajudam a construir o presente e mantêm viva a esperança de dias melhores para toda a Humanidade”, lê-se na mensagem do Presidente da República, que saúda, de modo especial, a mulher angolana.

O Chefe de Estado refere que a mulher angolana começou a empenhar-se, desde muito cedo, em todas "essas frentes”, desde a fase heróica da Luta de Libertação Nacional, passando pelo período da resistência às agressões armadas e de reconstrução socio-económica do país.

Como resultado dessa determinação, o Presidente da República sublinha que a mulher angolana passou a desempenhar, hoje, com zelo, as mais diferentes tarefas, a assumir, com competência e sentido de responsabilidade, os mais variados cargos, assim como a dar provas de talento em múltiplas áreas da "nossa vida em sociedade”.

"Todos esses ganhos e avanços, de forma nenhuma, reduziram a sua capacidade de gerir um lar e a vida doméstica, de dar formação aos seus filhos, de estender a mão aos necessitados”, atesta o Chefe de Estado na mensagem.

Carolina Cerqueira

A líder do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, encorajou, ontem, as mulheres a enfrentarem os desafios com coragem e determinação, para que possam ser ainda mais valorizadas por via do mérito.

Carolina Cerqueira fez o apelo através da mensagem por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

"Almejo que assumam, diariamente, as responsabilidades que vos são confiadas com brio e dedicação, temperando as energias diárias com resiliência e se empenhem a superação constante dos vossos conhecimentos e ousem continuar a usar as novas tecnologias para se afirmarem como mulheres talentosas e fonte de inspiração para outras mulheres, em particular, as mais jovens”, destaca na mensagem a líder do Parlamento angolano.

Carolina Cerqueira exortou as mulheres a elevarem e a dignificar o seu papel como educadora e defensora de valores e causas nobres, para ajudarem a construir um futuro mais seguro para "as nossas filhas” e a emprestar a "nossa” inestimável força para uma Humanidade melhor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política