Política

Presidente da República quer ver o desporto escolar bem organizado

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República exortou, quinta-feira, o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, a prestar uma atenção particular ao desporto escolar, por ser o viveiro do federado.

16/02/2024  Última atualização 10H09
Novo ministro prometeu trabalhar no perfil de gestão das infra-estruturas desportivas © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
João Lourenço, que se dirigia ao novo titular da pasta dos Desportos, depois de o empossar nas funções, considerou este passo importante para o desenvolvimento das várias modalidades no país.

 "Portanto, procure trabalhar com a sua colega ministra da Educação, para organizarem melhor o desporto escolar, que acaba por ser, digamos, o viveiro do desporto federado”, destacou o Presidente da República.

 No que diz respeito, ainda, ao desporto, o Chefe de Estado orientou, igualmente, Rui Falcão a prestar atenção à manutenção e gestão das infra-estruturas desportivas, assim como à formação.

 João Lourenço manifestou o desejo de ver, também, recuperado o esplendor que o país atingiu, em anos passados, em modalidades como o basquetebol, mas que perdeu por diversas razões.

 Sobre este particular, solicitou que se trabalhe para se manter a boa qualidade conquistada pelo andebol, sobretudo o feminino, sem desprimor de outras modalidades que, como sublinhou, "felizmente nos têm trazido, também, alegrias".

 Para a próxima edição do CAN, o Presidente da República orientou que se comece já a trabalhar no processo de preparação da Selecção Nacional, com vista ao apuramento e obtenção de um resultado melhor do que o conseguido na Côte d'Ivoire.

 "Sendo homem do desporto, que já passou por esta casa, embora tivesse sido já há bastantes anos, acreditamos que acertamos na escolha que fizemos", salientou o Presidente da República, que espera de Rui Falcão um melhor cuidado da juventude e do desporto.

 "Esperamos bons resultados nos anos que se avizinham", aclarou João Lourenço, lembrando que a cultura e o desporto são importantes para a vida de qualquer povo e nação, razão pela qual pretende imprimir uma nova dinâmica no sector.  

Rui Falcão começa com diagnóstico

O novo ministro da Juventude e Desportos disse que vai começar por fazer, primeiro, o levantamento da real situação do desporto nacional, nas várias vertentes, desde o desporto escolar, passando pelo federado, assim como trabalhar com as associações, no sentido de dar outra dinâmica ao processo de crescimento.

 Quanto à dinamização das modalidades no país, Rui Falcão adiantou que, não obstante se tratar de uma tarefa das federações, vai exigir delas programas que permitam ao Ministério da Juventude e Desportos garantir a preparação necessária para os eventos.

 "Nós não podemos continuar a pensar nos eventos um mês antes deles acontecerem", ressaltou o novo ministro, para quem as pré-selecções têm que funcionar para garantir qualidade e bom desempenho nos torneios em que participarem.

 Em relação à gestão das infra-estruturas desportivas no país, Rui Falcão disse ser necessário trabalhar, primeiro, num perfil de gestão dos mesmos.

 A cerimónia de posse aconteceu no Salão Nobre do Palácio Presidencial e contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política