Mundo

Presidente eleito quer reconciliar senegaleses

O Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, prometeu, ontem, lutar contra a corrupção e promover a reconciliação nacional, depois de uma grave crise política que se seguiu ao adiamento das eleições.

27/03/2024  Última atualização 11H15
Diomaye Faye promete liderar o Senegal com humildade © Fotografia por: DR

"Comprometo-me a governar com humildade, transparência e a lutar contra a corrupção a todos os níveis", declarou Faye citado pela AFP numa conferência de imprensa, em Dacar, na segunda-feira à noite.

Na primeira intervenção pública, Faye afirmou que ia esforçar-se "para reconstruir as instituições e reforçar as bases da coexistência", na primeira intervenção pública desde que os resultados provisórios mostraram uma vitória esmagadora do até então candidato da oposição.

"As eleições presidenciais que acabámos de viver são, acima de tudo, uma vitória do povo senegalês na luta pela defesa da soberania e dos valores democráticos. Esta vitória pertence, portanto, a todos os senegaleses aqui e na diáspora", acrescentou.

Tanto o Presidente cessante, Macky Sall, como o antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba, aceitaram a derrota e felicitaram o rival nas urnas. Opositor antissistema, Bassirou Diomaye Faye, que ainda há 10 dias estava na prisão, vai tornar-se no mais jovem Presidente do Senegal, depois de uma histórica vitória alcançada logo à primeira volta nas presidenciais de domingo, e o quinto da história deste país da África Ocidental com 18 milhões de habitantes.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou, na segunda-feira, Bassirou Diomaye Faye pela vitória nas eleições presidenciais do Senegal e disse, através de uma mensagem na rede social X, estar ansioso por "trabalhar com ele".

"Parabéns a Bassirou Diomaye Faye pela sua eleição como Presidente da República do Senegal. Envio-lhe os meus melhores votos e estou ansioso por trabalhar com ele", escreveu Macron. A França, antiga potência colonial do Senegal e o seu principal parceiro político e económico, espera manter sólidas relações com o país, sobretudo agora que rompeu as relações com o Mali, Níger e o Burkina Faso. Vencedor claro da votação realizada no domingo, Bassirou Diomaye Faye garantiu que o Senegal continuará a ser um "aliado seguro e fiável" de todos os parceiros estrangeiros "respeitadores".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo