Política

Presidente João Lourenço recebe Olusegun Obasanjo

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, no princípio da tarde de segunda-feira , no Palácio Presidencial, o antigo Chefe de Estado da Nigéria Olusegun Matthew Obasanjo, com quem abordou assuntos de interesse comum.

27/02/2024  Última atualização 07H04
Olusegun Obansajo abordou com o Presidente da República temas sobre a agro-industria © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

De acordo com uma nota dos Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Nigéria, divulgada antes do encontro, Obasanjo foi recebido pelo Presidente da República na qualidade de grande patrono do Conselho Empresarial Angola-Nigéria.

O comunicado refere que o encontro visou abordar temas empresariais, tais como agro-indústria e investimentos, nos segmentos de logística e infra-estruturas adjacentes ao Aeroporto Internacional "Dr. António Agostinho Neto”, Zona Económica Especial Luanda-Bengo - (ZEE), Zona Franca da Barra do Dande, no transporte de cargas, na banca, na indústria farmacêutica e na investigação agronómica.

O encontro, segundo a Embaixada de Angola na Nigéria, é uma resposta aos desafios da diplomacia de investimentos do Presidente João Lourenço, apresentada ao ex-Presidente Olusegun Obasanjo, em Novembro último, à margem da III Bienal de Luanda, onde o estadista angolano apela para uma maior presença da Nigéria na economia angolana.

Em Outubro de 2023 e Fevereiro de 2024, prossegue a nota, o Conselho Empresarial Angola-Nigéria realizou dois Fóruns de Negócios, em Abuja e Lagos, onde a elite económica nigeriana se mostrou disponível em promover a cooperação comercial e relançar as bases sustentáveis de fortalecimento dos laços económicos.

"A abertura de Access Bank Angola, um braço do Access Bank Nigéria, deixou animado a elite empresarial que pretende aplicar, até 2025, mais de cinco  mil milhões de dólares em investimentos”, lê-se no comunicado da Embaixada de Angola na Nigéria.

O Conselho Empresarial Angola-Nigéria, conhecido pela sigla em inglês ANBC, tem como grande patrono o ex-Presidente Obasanjo. A instituição foi constituída a 19 de Outubro de 2023, em Abuja, e é presidida pela empresária nigeriana Fifi Ejindu, e tem como vice-presidentes os empresários angolanos António Henriques da Silva e Bento dos Santos. Integram, igualmente, a ANBC as Câmaras de Comércio e Indústria de Angola e da Nigéria, assim como a senadora Grace Folashade, a empresária Sabena Johannes, entre outros convidados, cuja posse foi conferida pelo embaixador José Bamóquina Zau.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política