Mundo

Presidente português ausculta os partidos

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve, hoje, o Livre, depois de ter aberto ontem, com o partido das Pessoas-Animais e Natureza, o processo de auscultação às forças políticas com representação parlamentar, na sequência dos resultados (não definitivos) das eleições de domingo-10, para indigitar o novo Primeiro-Ministro.

13/03/2024  Última atualização 06H10
Marcelo Rebelo de Sousa está a ouvir os partidos políticos © Fotografia por: DR
Pelos resultados eleitorais, o futuro Primeiro-Ministro português será Luís Montenegro, da AD (Aliança Democrática), que venceu o pleito, com 29,5% dos votos, expressos, na prática, com 79 deputados. Porém, por exigência constitucional, o Presidente da República ouve todos os partidos "parlamentares” , mas, no caso específico, o processo de auscultação está alinhado à contagem e publicação dos resultados definitivos, remetendo, assim, a indicação do chefe do Governo para depois do dia 20 deste mês, altura em que encerra o calendário da Comissão Nacional Eleitoral.

"Depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo Primeiro-Ministro”, lê-se numa nota publicada, na segunda-feira, no sítio oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.

No seguimento das audiências "presidenciais”, Marcelo Rebelo de Sousa recebe, amanhã, a CDU (Coligação Democrática Unitária). Seguindo a ordem, são ouvidos o Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, Chega, Partido Socialista e AD (Aliança Democrática), no dia 20. O processo de auscultação encerra, precisamente, com a força política liderado por Luís Montenegro, tecnicamente o novo Primeiro-Ministro de Portugal.

No entanto, em território português, de acordo com os resultados provisórios, a coligação Aliança Democrática (AD) formada por PSD, CDS-PP e PPM, que concorreu no continente e nos Açores, obteve 1.757.879 votos, 28,63% do total, e elegeu 76 deputados. Somando a estes resultados os três eleitos e 52.992 votos obtidos na Madeira por PSD e CDS-PP, que concorreram juntos nesta região, sem o PPM, através da coligação Madeira Primeiro, dá um total de 1.810.871 votos, 29,49% do total, e 79 mandatos -- 77 do PSD e 2 do CDS-PP.

O Partido Socialista (PS) obteve 1.759.937 votos, 28,66%, e elegeu 77 deputados. Em terceiro lugar, ficou o Chega, com 18,06% dos votos e 48 eleitos, seguindo-se a Iniciativa Liberal (IL) com 5,08% e oito deputados e o Bloco de Esquerda (BE).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo