Mundo

Presidente timorense quer embaixada britânica no país

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, afirmou, no sábado, estar "esperançado" que o Reino Unido abra uma embaixada em Díli e que encontre uma "solução política humanitária" para regularizar milhares de timorenses imigrantes no país.

05/02/2024  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR

No final de uma visita de uma semana a Londres, o Chefe de Estado timorense disse à agência Lusa que os contactos realizados com as autoridades britânicas foram positivos.

"Estou muito esperançado que o Reino Unido abra uma embaixada em Díli. A reacção à sugestão foi muito positiva, mas deixo ao Reino Unido anunciar oficialmente se e quando vão abrir", adiantou.  Ramos-Horta fez a mesma proposta ao Presidente francês, Emmanuel Macron, durante esta digressão pela Europa, com escalas em Roma, Paris e Londres.  

"São grandes potências, a presença de uma embaixada eleva a visibilidade, o estatuto de Timor-Leste e torna mais fácil o diálogo, consultas e coordenação. Também pode facilitar investimentos", explicou.  Além de ter sido recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Cameron, e pela secretária de Estado, Anne-Marie Trevelyan, que é responsável pela região do Indo-Pacífico, Ramos-Horta reuniu-se com o presidente da Câmara dos Lordes, John Francis McFall.

Numa mensagem nas redes sociais, Trevelyan saudou o encontro realizado, durante o qual foram discutidas as relações bilaterais e o apoio à adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), prevista para 2025.

Além do reforço das relações bilaterais, José Ramos-Horta levantou junto dos dirigentes britânicos a situação de milhares de timorenses ilegais no país. A estimativa oficial é que sejam cerca de dois mil, mas o número pode ir "no máximo" até aos cinco mil, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo