Sociedade

Primeira-Dama destaca avanços nas comunidades

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, enalteceu, sexta-feira, na comuna do Toco, na cidade do Lubango, os resultados alcançados até ao momento pelos projectos de agricultura familiar que tiveram o apoio da Fundação Ngana Zenza (FNZ).

03/02/2024  Última atualização 08H35
Ana Dias Lourenço está na Huíla a avaliar os projectos de Desenvolvimento Sustentável © Fotografia por: DR
Ana Dias Lourenço, que está a fazer uma visita de dois dias à Huíla para avaliar o andamento do projecto-piloto de Desenvolvimento Comunitário Sustentável da Fundação, que abrange cinco aldeias do sector do Toco, a 30 quilómetros do Lubango, disse ter constatado, com satisfação, os resultados obtidos pelas famílias com os incentivos dados há um ano.

Depois de entregar alguns equipamentos agrícolas às famílias, a presidente da FNZ explicou que um dos propósitos da organização é trabalhar com as comunidades de forma integrada, para criar valor, com base na sustentabilidade.

Do material agrícola entregue às famílias, constam cinco motos cultivadoras, igual número de desfareladoras, fertilizantes e meios de trabalho como enxadas e catanas. O projecto-piloto de Desenvolvimento Comunitário Sustentável, adiantou, centra-se na agricultura familiar. "Os resultados estão aos olhos de todos, com extensos campos agrícolas já cultivados”, disse.

A localidade do Toco, no município do Lubango, província da Huíla, beneficia, desde 9 Fevereiro de 2023, do Projecto de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC), numa iniciativa da Fundação Ngana Zenza.

Trata-se de um programa lançado publicamente a 19 de Fevereiro de 2022, cujo objectivo é criar uma referência diferenciadora, com respostas concretas e adaptadas às necessidades, realidades e desafios actuais, com especial foco no mundo rural e nos grupos mais vulneráveis da sociedade, como crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e mulheres.

Entre os projectos da Fundação Ngana Zenza, consta também o "Tata Uhayele” (Cuide da sua saúde, em umbundo), que consiste em levar cuidados de saúde primários às pessoas mais necessitadas, através de carruagens clínicas ferroviárias no Corredor Lobito-Luau.

O propósito é fazer chegar as carruagens clínicas às comunidades das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com particular atenção para o atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.

Outra iniciativa da Fundação é a Plataforma "Dikota_E6.0”, disponível em www.dikota.ao, que tem por objectivo valorizar e captar experiências, sensibilizando a sociedade para a promoção da solidariedade entre gerações e o envelhecimento activo, assim como para a educação e a formação.

Constituída a 20 de Fevereiro de 2020, a Fundação Ngana Zenza é uma homenagem à mãe da Primeira-Dama da República, a Senhora Isabel, também tratada por "Ngana Zenza”.

* Com Angop

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade