Política

Processo de renovação de mandatos permite ao MPLA vencer os desafios

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, que o lançamento das assembleias de balanço e renovação de mandatos tem um significado estratégico e profundo, na medida em que vai servir para partilhar as principais acções e linhas orientadoras que conduzirão o partido a vencer os desafios político-eleitorais.

29/03/2024  Última atualização 11H00
Luísa Damião entregou bens alimentares e materiais de construção às vítimas das chuvas © Fotografia por: Edições Novembro
Luísa Damião fez esta afirmação durante a sua intervenção no acto de lançamento do processo de realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos dos comités do MPLA e das conferências de balanço comunal, distrital, urbano e municipal do partido, que teve lugar numa unidade hoteleira local.

A vice-presidente do MPLA disse que o processo pede o engajamento de todos os militantes, para o fortalecimento da vida interna do partido, o reforço da democracia interna, a prestação de contas e deve responder aos principais desafios do contexto actual.

A dirigente referiu que o acto materializa a orientação do presidente do partido, João Lourenço, expressa na V Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA e reforçada no seu discurso de lançamento da Agenda Política do Partido para o presente ano.

"O percurso glorioso de lutas e vitórias do grande MPLA reside na base, não se chega aos órgãos e organismos intermédios ou nacionais do partido sem que se viva a participação militante activa na base”, disse.

Luísa Damião disse que assim como no passado, hoje e amanhã, a vitória do MPLA deverá ser sempre construída a partir das organizações de base, que constituem o ponto de partida de toda a acção, realçando que é nas bases onde deve começar a reflexão qualitativa, a discussão e a apresentação de contribuições sobre os temas mais candentes da sociedade e, sobretudo, inerentes à vida das populações nos agregados residenciais.

Luísa Damião informou que a tarefa de revitalizar as bases deve assentar no reforço da coesão e unidade no seio partido, "premiando os melhores quadros e militantes, aqueles que são capazes de melhor dirigir e lograr resultados positivos para o partido, no actual contexto”, sublinhando que "devem ser estes os escolhidos para conduzir o partido ao nível das bases”.

Antes do acto de lançamento das assembleias de balanço e renovação de mandatos dos comités do MPLA e das conferências de balanço comunal a nível distrital, urbano e municipal, a vice-presidente do MPLA deslocou-se à comuna das Mabubas, onde procedeu à entrega de diversos bens destinados às vítimas das chuvas no município do Dande, com o objectivo de atenuar as carências daquela população. A doação entregue contemplou fuba de milho, arroz, farinha de trigo, açúcar, massa alimentar, sabão, lixívia, balões de fardo, chapas de zinco, canecas de plástico e de alumínio, bem como banheiras.

Luísa Damião apelou à solidariedade para com as populações do Bengo vítimas das chuvas, doando bens alimentares e não perecíveis, pois, segundo a dirigente, "ser solidário não é dar o que nos sobra, mas partilhar o pouco que temos”. Por sua vez, a primeira- secretária do MPLA no Bengo, Maria Antónia Nelumba, disse que naquela região do país serão realizadas 867 assembleias de balanço e renovação de mandatos nos comités de acção do partido, nas quais se objectiva fazer participar cerca de 56.633 militantes.

Maria Nelumba referiu que, além das assembleias anunciadas, se pretende crescer com mais de 91 comités de acção do partido, sendo que 50 serão o resultado dos desdobramentos previstos nos Comités de Acção do Partido (CAP) existentes e 41 serão novos, em função do crescimento do número de novos militantes.

Em relação às conferências de balanço, pretende-se realizar 17 comunais com a participação de 1.855 delegados, bem como conferências municipais com uma participação de 1.684 delegados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política