Sociedade

Professores capacitados em matérias de Ciências

Weza Pascoal

Jornalista

Um total de 60 professores das escolas públicas do ensino secundário participa, desde segunda-feira até ao dia 19 deste mês, na primeira acção de capacitação, em matérias ligadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), no quadro do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT).

16/04/2024  Última atualização 10H56
Professores capacitados © Fotografia por: DR
A iniciativa, realizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em colaboração com o da Educação (MED), é financiada pelo Governo angolano e conta, ainda, com um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para o Ensino Superior disse que a referida formação é extensiva às restantes províncias e cada uma delas vai beneficiar de três laboratórios de Biologia, Química e Física.

Eugénio da Silva explicou que o projecto está dividido em duas sessões, a primeira ligada à metodologia de ensino da ciência e tecnologia e a segunda com a orientação vocacional e profissional dos alunos.

O projecto, adiantou, incluiu, igualmente, a atribuição de bolsas de estudo para meninas carenciadas que estudam nas áreas STEM, de forma que possam dar continuidade à formação e ingressarem no ensino superior.

Laboratórios

O secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco, explicou que existem, a nível do país, várias instituições de ensino secundário que carecem de laboratórios e, por isso, o Executivo vai continuar a trabalhar para a montagem destes equipamentos.

Noutros casos, disse, as escolas têm laboratórios, mas carecem de professores capacitados para manejar os equipamentos. "Este projecto é uma mais-valia, porque vai acabar com os problemas de falta de laboratórios”.

Francisco Pacheco defendeu, também, a importância da formação de técnicos de laboratório, que possam assumir a gestão e o controlo do material antes e depois da realização das aulas práticas, para permitir a durabilidade dos laboratórios e evitar que o Estado continue a gastar dinheiro na compra de material.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade