Sociedade

Profissionais da Saúde refrescam conhecimentos

Manuel Fontoura | Lucala

Jornalista

Mais de 70 técnicos de saúde do programa de combate à malária participaram, quinta-feira, numa formação sobre vigilância epidemiológica, monitorização, avaliação e utilização do sistema de colecta de dados aos pacientes que acorrem às unidades sanitárias.

30/03/2024  Última atualização 09H47
O foco do Programa de Combate à Malária visa reduzir a morbilidade e mortalidade © Fotografia por: Manuel Fontoura | Edições Novembro | Lucala
A acção formativa decorreu no município do Lucala, província do Cuanza-Norte e foi promovida pelo Departamento Provincial do Programa de Controlo da Malária, visando melhorar o processo de colecta de dados e a sua utilização adequada, para facilitar na tomada de decisão.

O chefe do Departamento de Saúde Pública do Cuanza-Norte, Francisco António Manuel, disse que o objectivo da formação foi capacitar os técnicos de saúde do programa de malária, com técnicas avançadas de vigilância epidemiológica, monitoria e avaliação para melhorar as estratégias de prevenção da doença.

Francisco Manuel explicou que a malária afecta desproporcionalmente as mulheres grávidas e crianças com menos de cincos anos, daí a necessidade de capacitar os profissionais de saúde, de maneira a melhorar o sistema de vigilância epidemiológico, tratamento e interpretação adequada e atempada da informação sobre a malária, a nível provincial e municipal.

Segundo o responsável, o foco do Programa Nacional de Controlo da Malária (PNCM) passa por vários campos para reduzir a morbilidade e mortalidade por esta doença, tendo enfatizado que a capacitação técnica é extremamente fundamental para a tomada de melhores decisões, baseadas na análise e combinação de vários factores.

A capacitação dos técnicos dos diversos níveis do Programa Nacional da Controlo da Malária como a gestão de casos, controlo vectorial, vigilância, monitoria, avaliação e outras, é importantes para a melhoria da prestação dos serviços aos pacientes que diariamente procuram assistência médica. 

Francisco Manuel disse que a situação da malária na província não é alarmante, mas solicitou aos técnicos de Saúde a  redobrarem esforços, visando atender todos os pacientes que acorrem às unidades de saúde para receberem assistência médica.  

Durante o encontro, os participantes balancearam as actividades realizadas nos dez municípios da província, e debateram temas diversos que exercem um papel fundamental no exercício de funções dos profissionais de saúde.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade