Política

Programas de gestão ambiental reforçam biodiversidade no país

Paulo Caculo

Jornalista

A implementação de programas de conservação da biodiversidade, por intermédio de acções de capacitação de jovens, sobre técnicas de abordagem às ameaças climáticas e à busca de soluções sustentáveis para a conservação da biodiversidade, contribui para a preservação do ambiente em Angola.

28/02/2024  Última atualização 09H33
Instituições desenvolvem trabalhos de pesquisa sobre temáticas ligadas à gestão da biodiversidade e relatórios temáticos © Fotografia por: Edições Novembro
A revelação foi feita, ontem, pelo responsável do programa de estágios da Fundação Kissama, Sérgio Cruz, à margem da primeira fase de capacitação de angolanos em matérias sobre ambiente, biodiversidade e educação, promovida pela instituição, na província do Moxico, em parceria com o Projecto de Vida Selvagem do Okavango do canal de televisão National Geographic.

Os programas, disse, promovem benefícios como a oportunidade de desenvolver e gerir projectos de pesquisa sobre a biodiversidade e o ambiente, assim como a possibilidade de realizar trabalhos directos com a biodiversidade.

Com a acção formativa, acrescentou Sérgio Cruz, a organização pretende capacitar jovens angolanos com o ensino médio em cursos voltados ao ambiente nas províncias com influência dos rios com extrema importância para Delta do Okavango, nomeadamente Bié, Cuando Cubango e Moxico.

"O objectivo é garantir a colaboração desses jovens em programas de conservação da biodiversidade, com vista a desenvolver neles a capacidade de abordar as ameaças climáticas e buscar soluções sustentáveis para a conservação da biodiversidade”, referiu, ainda, Sérgio Cruz, esclarecendo que a formação tem uma componente virtual e outra presencial, incluindo trabalho de campo.

Para a primeira fase da acção formativa, foram seleccionados os técnicos José Capalo, Jorgito Juvenal e Ngueve Manuel, todos oriundos da província do Moxico, com formação média técnica em Gestão Ambiental.

A primeira fase prevê, de acordo com o programa, a administração de matérias sobre desenvolvimento de habilidades de redacção, apresentação, aplicação prática dos conceitos e o desenvolvimento de actividades ligadas a projectos ambientais, enquanto a segunda vai versar sobre o desenvolvimento de trabalhos de campo e oportunidade de pesquisa sobre temáticas ligadas à biodiversidade, pesquisa de campo e levantamentos de dados atinentes à gestão da biodiversidade e elaboração de relatórios temáticos.

Na terceira e última fase, os técnicos em Gestão Ambiental serão submetidos a testes de elaboração de projectos sustentáveis, que auxiliem no desenvolvimento das comunidades e na aproximação e preservação da biodiversidade de Angola.

Fundação Kissama

Durante mais de dez anos, a Fundação Kissama foi responsável pela gestão diária da fauna e flora da área especial de conservação do Parque Nacional da Kissama e esteve envolvida no processo de reconstrução da Escola de Catalangombe, destinada à formação de fiscais para as áreas de conservação de Angola.

Ligada desde sempre ao Projecto de Conservação da Palanca Negra Gigante, a Fundação Kissama passou a ser, a partir de 2010, a instituição implementadora das acções de investigação científica e educação ambiental do projecto.

Nos últimos anos, ampliou o leque de actividades para passar a incluir várias acções de educação ambiental mais direccionadas para crianças e jovens, com destaque para o "Projecto Estórias para Conservar".

Em 2019, deu início a um novo projecto com o objectivo de determinar as zonas de distribuição geográficas dos elefantes de floresta (Loxodonta cyclotis), com ênfase para as províncias do Bengo e do Cuanza-Norte.

Projecto do Okavango

Desde 2015, o Projecto de Vida Selvagem do Okavango, do National Geographic, tem trabalhado com comunidades e governos para garantir a protecção permanente e sustentável da grande Bacia Hidrográfica do Cubango-Okavango, que abrange Angola, Namíbia e Botswana.

Uma equipa de exploradores do National Geographic, especialistas locais e regionais e parceiros do Wild Bird Trust trabalham para conseguir, por meio de pesquisas científicas rigorosas, projectos impactantes de educação para a conservação, assim como o estabelecimento de sistemas de protecção orientados pela comunidade e narrativas sobre o ecossistema e as pessoas que vivem nas zonas de conservação.

A National Geographic Society é uma organização sem fins lucrativos que usa o poder da ciência, exploração, educação e narrativa para estimular e proteger a maravilha da biodiversidade. 

Desde 1888, a National Geographic Society ultrapassou os limites da exploração, investindo em pessoas ousadas e ideias transformadoras, fornecendo mais de 15 mil bolsas para trabalho em todos os continentes, alcançando três milhões de estudantes a cada ano, por meio de ofertas educacionais e envolvendo o público em todo o mundo, através de experiências, histórias e conteúdos exclusivos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política