Cultura

Projecto artístico “NgolaSymphony” abre temporada no Palácio de Ferro

Armindo Canda

Jornalista

A primeira edição do projecto artístico designado “NgolaSymphony” acontece sexta-feira, às 19h30, no Palácio de Ferro, em Luanda, com a participação especial da Banda da Força Aérea Nacional.

21/02/2024  Última atualização 10H21
A banda da Força Aérea Nacional vai acompanhar os músicos na 1ª edição do “NgolaSymphony” © Fotografia por: DR

Nesta edição, a banda vai acompanhar as apresentações dos músicos Carlos Lamartine, Beto Pederneira, Sabino Henda, e Emanuel Mendes.

Em declaração, ontem, ao Jornal de Angola, o coordenador de Informação do Palácio de Ferro, Tundavala Júnior, disse que "NgolaSymphony”, é um festival da música sinfónica angolana.  De acordo com Tundavala Júnior, o que vai acontecer, não é um festival, mas uma rubrica com a designação de"NgolaSymphony”, com o objectivo de criar vários concertos com bandas e orquestras que vão acompanhar artistas nacionais.

No entanto, disse, o projecto artístico pretende valorizar mais o cancioneiro nacional e a música sinfónica.

Tundavala Júnior explicou, igualmente, que para a escolha da banda, basearam-se na edição experimental do festival homónima realizado no ano passado. "Procuramos buscar os conjuntos que melhor se enquadram com os estilos dos artistas seleccionados para esta primeira temporada.”

A selecção dos músicos para está edição, referiu, foi da responsabilidade da equipa de coordenação da casa cultural."As condições estão todas criadas para acolhermos a primeira temporada do programa de promoção da música sinfónica, e do cancioneiro angolano”.

O músico Emanuel Mendes disse, ao Jornal de Angola, que para o concerto, vai brindar o público com uma performance na qual vai dar mais destaque aos clássicos da música angolana.

O tenor sublinhou que vai render homenagem a título póstumo aos músicos Rui Mingas, Carlos Burity e ao  compositor Fontes Pereira, autor do tema "Nzumbi Dia Papa”.

"Será uma honra partilhar o palco com o cantor e compositor Carlos Lamartine, uma das grandes referências da música angolana, Beto Pederneira, um dos conservadores das canções eruditas, e o Sabino Henda, referências incontornável da música nacionai”.


Lev’Arte apresenta "Cantar o Amor”

No âmbito das actividades culturais do Palácio de Ferro, o Movimento Lev’Arte realiza, hoje, a partir das 18h00, o recital "Cantar o Amor”, do projecto Arte da Palavra.

A música e poesia estarão em evidência para celebrar o mês dos namorados. "Cantar o Amor” é um evento que vai na sua primeira edição, contando que haverá eventos de outra natureza, mas fazendo parte da mesma rúbrica, como Recital de Poesia, Feira do Livro entre outros.

"O Preço”  no Cine Palácio

O filme "O Preço” será exibido, amanhã, às 18h00, no projecto "Cine Palácio de Ferro”, projecto da realizadora e roteirista Sandra Saquita, que acontece desde o dia 15 de Dezembro de 2022.

O filme conta a história de Manuel de 50 anos e Tina de 27 anos, um casal de namorados, que decidem ter um final de semana prolongado em um hotel algures da cidade de Luanda. Tudo começa a se complicar  quando pelo caminho atropelam Panda, um menino de 8 anos de idade, filho de uma família pobre e recusam-se a responsabilizar o menino, abandonando o corpo à sua sorte à beira da estrada até o último suspiro.

O "Cine Palácio de Ferro” é um projecto que nasceu com a visão de sermos também uma porta no processo de distribuição das obras feitas pelos nossos cineastas, permitindo a valorização e divulgação dos mesmos. Nós acreditamos que o mundo audiovisual é uma arma fundamental na educação da nossa sociedade”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura