Política

Projecto “Njila” abrange cinco municípios de Malanje

Cinco municípios de Malanje vão beneficiar, a partir do próximo mês de Março, do Projecto de Reforço da Participação da Sociedade Civil na Governação Local, denominado “Njila”, que visa intensificar o contributo dos cidadãos na formulação e execução de programas públicos.

27/02/2024  Última atualização 07H08
© Fotografia por: DR

A iniciativa que abrange os municípios de Cacuso, Calandula, Kiwaba Nzoji, Malanje e Mucari, visa ainda contemplar as franjas mais vulneráveis das comunidades, com destaque para mulheres e jovens, nos planos de desenvolvimento da região.

O Projecto Njila, é financiado pela União Europeia no valor de 150 mil euros, no âmbito do PASCAL (Projecto de Reforço da Participação da Sociedade Civil na Administração Local), em parceria com o Governo angolano.

O projecto tem, também, o propósito de contribuir no crescimento económico e desenvolvimento social, por via da participação inclusiva, heterogénea e eficaz da sociedade civil no processo de governação, bem como melhorar o quadro legislativo e institucional de governação participativa.

A ser executada em 14 meses por um consórcio que integra a Cáritas Diocesana de Malanje, Cruz Vermelha de Angola e a Associação Angolana Salvador dos Povos (ASASP), o Njila tem como público-alvo 50 organizações, entre as quais 25 Associações, 15 Cooperativas Agro-pecuárias, bem como 10 grupos de jovens e mulheres de outros estratos sociais.

O Projecto Njila foi apresentado, ontem, ao público, pela gestora da Central Project Management Agency (CPMA-Lituânia), parceira de implementação, Ugnè Chmeliauskaite, que na ocasião realçou que com isso se pretende promover mudanças no seio das comunidades, mediante a capacitação dos membros sobre políticas públicas, boa governação e advocacia social.

O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, ressaltou a relevância da iniciativa, na medida em que vem coadjuvar o Governo na identificação e busca de soluções para os problemas que afectam os cidadãos.

O governante assinalou, na ocasião, que o projecto concorre para a criação de uma sociedade mais inclusiva e participativa, através da discussão e aprovação de instrumentos de gestão de nível provincial e municipal, como o plano anual do Governo Provincial, o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, PIIM, entre outros.

O Projecto Njila abrange, numa primeira fase, 25 municípios das províncias de Malanje, Benguela, Huambo, Huíla e Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política