Cultura

Projecto “Noite de Poesia” homenageia Cremilda de Lima

Armindo Canda

Jornalista

A escritora Cremilda de Lima vai ser homenageada, na próxima quarta-feira, às 18h00, pela Fundação Arte e Cultura (FAC), no projecto “Noite de Poesia”, onde serão recitados vários poemas das obras da autora escolhida.

22/02/2024  Última atualização 09H45
Escritora é uma das mais influentes da literatura infanto-juvenil © Fotografia por: Contreiras Pipa | edições novembro

Durante a homenagem, os poetas África Gomes, Emília Comena, Lucas Cassule, Lourdes Nzumba, Fernanda Gonga, Alzira Simões, Sangano Kiluanji, Poeta Profundo, Astronauta e Herculano Numa vão declamar poemas das obras de Cremilda de Lima.

À margem da cerimónia da homenagem, a banda Ó mwenho Groove e Papeline vão brindar os presentes com música, enquanto o grupo de teatro Jovens da Mulemba vai exibir uma peça.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o director para área Social da FAC, Xavier Narciso, referiu que a instituição cultural tem como objectivo a promoção e divulgação das artes em todas as suas vertentes.

"A FAC tem desenvolvido vários projectos culturais e uma destas iniciativas é o ‘Noite de Poesia’, que tem como objectivo homenagear escritores angolanos com referências dentro do mosaico literário nacional”.

O projecto "Noite de Poesia”, disse, tem duas vertentes, sendo a primeira a recitação de poesia e a segunda as homenagens. "Para a vertente de recital é realizada todas as últimas quartas-feira de cada mês, já as homenagens são feitas de modo criterioso e escolhemos figuras incontornáveis e que contribuem de forma significativa para o engrandecimento da literatura angolana”.

A escritora Cremilda de Lima, ressaltou Xavier Narciso, tem dado um contributo considerável para a literatura nacional, sobretudo na infanto-juvenil, pois como realçou "a escritora é uma referência para os mais jovens que escrevem livros para o público infanto-juvenil”.

Xavier Narciso aproveitou a oportunidade para convidar todos os amantes da literatura a participarem na homenagem à autora do livro "O Tambarino Dourado”, para que se preste tributo e reconhecimento ao contributo de Cremilda de Lima em prol do desenvolvimento da literatura nacional, ao longos de muitos anos.

Perfil

Cremilda de Lima é o nome literário de Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, natural de Luanda, onde nasceu em Março

de 1940.

Frequentou o Magistério Primário na primeira escola que abriu em Angola para a formação de professores, em 1962 (no Bié) e 1964 (em Luanda), tendo, posteriormente, começado a trabalhar como professora primária em Malanje, e em Luanda a partir de 1965.

Em 1987, concluiu o curso de formação científico-pedagógica na Escola Superior de Educação de Setúbal, em Portugal,e o curso de língua e cultura portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre 1992 e 1993 concluiu o curso superior de Ciências da Educação, opção pedagogia, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda, e em 2003 licenciou-se na Escola Superior de Educação de Leiria, em Portugal.

É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) desde 1984, e conta com vários livros infantis publicados, sendo considerada uma das mais influentes autoras de literatura infanto-juvenil de Angola.

Entre as obras de Cremilda de Lima destacam-se "O Tambarino Dourado”, "Os Kandengues desfilam no Carnaval” (2015), "Tetembwa ya Dipanda” (Estrela da Independência), em kimbundo, "Uma Aventura nas Nuvens” (2016) e "Brincadeira ao Luar” (2016).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura