Cultura

Projecto “SOS Teatro” firme na promoção das artes cénicas

Analtino Santos

Jornalista

O líder e porta-voz do “SOS Teatro”, Nelson Pedro Nhanga, garantiu, ontem, que o projecto de massificação das artes cénicas, no geral, e no teatro, em particular, está firme na materialização das actividades culturais na província do Huambo.

06/03/2024  Última atualização 08H44
Actores do projecto durante a exibição de um espectáculo de teatro, no Palácio de Ferro, em Luanda © Fotografia por: DR

Nelson Pedro Nhanga explicou, ao Jornal de Angola, que a partir da cidade académica, ecológica e cultural do Huambo, o grupo pretende estabelecer-se como uma referência a nível nacional, e futuramente fortalecer a cooperação com parceiros internacionais.

Segundo o mentor do projecto, o programa começou há mais de 20 anos, depois da experiência como encenador e actor do grupo "Vozes D`África”, que foi Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2014, na categoria de Teatro.

O líder do projecto artístico contou que o mesmo surgiu para dar oportunidades a jovens, por meio da formação e capacitação artística, bem como na promoção de espectáculos. "Temos uma boa relação com o Governo local, instituições particulares e associações culturais que nos impulsionam a continuar intensamente com o trabalho”, disse.

Nelson Pedro Nhanga afirmou, igualmente, que o grupo anseia por mais oportunidades para a realização de intercâmbios internacionais. Ao definir, actualmente o projecto "SOS Teatro”, o responsável afirmou ser resultado das actividades da produtora de eventos culturais, cinema e audiovisual do Huambo Nevalflor Produções.

A produtora, explicou, é dirigida por si e foi criada em 2011, com o objectivo de contribuir para a dinamização do mundo cinematográfico e cultural da província do Huambo.

Nelson Pedro Nhanga sublinhou que a realização e promoção de eventos impactantes na vida da juventude local, em particular, e nacional também determinaram o surgimento do projecto. "Estão acoplados na produtora outros programas, nomeadamente ‘SOS Literatura’, ‘SOS Cinema’ e o ‘SOS eventos’”, disse.

O grupo, segundo ainda Nelson Pedro Nhanga, já estreou oito peças, grande parte foram monólogos, uma das especialidades do projecto. Com esta linha, disse, tem participado em vários festivais de teatro no país, com destaque para a presença no Festeca, Festeapa, CIT, Voz de África, Olombangui e Festeáfrica.

Em 2022, disse, o projecto abriu a digressão nacional com a peça intitulada, "O Parceiro Ideal” adaptação da obra literária de Nelson Nhanga, publicada e lançada pela editora portuguesa Cão, em 2014. A obra já foi apresentada no Huambo, Bié, Huíla e Moxico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura