Sociedade

Projectos ampliam oferta de residências

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, manifesta-se optimista quanto ao aumento da oferta habitacional na província, com o arranque, previsto para este ano, das obras de construção de 2000 residências no Quilómetro Onze, em Ndalatando, e de três mil casas no bairro Kiombo, destinadas à população que vive em zonas de risco.

29/02/2024  Última atualização 09H56
Infra-estruturas habitacionais com capacidade para o sonho da casa própria © Fotografia por: DR
Ainda no Quilómetro Onze, estão a ser erguidas 450 casas sociais, no âmbito de um projecto de autoconstrução dirigida, enquanto, no Kiombo, as obras da Centralidade de Ndalatando caminham a ritmo acelerado. Com um nível de execução física acima dos 56 por cento, a empreitada, iniciada em 2018, numa área de seis hectares, deve ficar concluída em Outubro próximo, depois de dois anos paralisada (de 2021 até princípio de 2023), por falta de verbas. Inicialmente, a previsão para a sua conclusão era de 18 meses.

Para a primeira fase do projecto de construção da Centralidade de Ndalatando, estão a ser erguidos 14 edifícios de três andares cada, com 212 apartamentos do tipo T3 e 12 lojas. Decorrem, neste momento, trabalhos de acabamento de alvenaria, aplicação de estuque e acções de revestimento no interior e exterior das residências. Segundo o governador do Cuanza-Norte, a cidade de Ndalatando vai contar, brevemente, com um projecto de construção de uma circular rodoviária, para limitar a circulação de camiões dentro do casco urbano, além de criar vias alternativas secundárias para o aliviar o tráfego automóvel na região.

O governador explicou que já estão a ser criadas as condições necessárias para a realização de um concurso público e de estudos de concepção da futura infra-estrutura rodoviária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade