Política

Projectos sociais avaliados por grupos de deputados

Isidoro Samutula| Dundo Pedro Vicente|Cabinda

Jornalistas

Os vários projectos sociais executados a nível das províncias da Lunda-Norte e Cabinda, visando garantir o bem-estar das populações, estão a ser avaliados por delegações de deputados da 8ª e 4ª Comissões da Assembleia Nacional.

16/04/2024  Última atualização 09H57
Gilberto Pereira satisfeito com projectos do PIIM em Cabinda © Fotografia por: Edições Novembro
Durante três dias de visita à Lunda-Norte, a delegação parlamentar vai deslocar-se aos municípios do Chitato, Lóvua e Cambulo, que devem servir de amostra dá realidade dos projectos em execução virados para o benefício das famílias. Os deputados vão, ainda, manter encontros de trabalho com a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos e do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade de Género.

O coordenador da delegação dos deputados, João Segunda Unganji, disse, no fim da audiência com a governadora provincial da Lunda-Norte, que o objectivo passa, fundamentalmente, pela verificação das acções do Governo de impacto nas comunidades, como o programa Kwenda, as infra-estruturas de acolhimento às pessoas vulneráveis e os projectos de inclusão social.

De acordo com a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, a visita dos deputados "é muito bem-vinda”, dado que os trabalhos agendados estão direccionados aos projectos ligados à família, infância e à acção social, áreas em que a província necessita de advocacia, tendo em vista os desafios de construção de um parque infantil, escola de inclusão e outras de apoio ao bem-estar das crianças.

Realidade de Cabinda

Em Cabinda, o grupo de deputados da 4ª Comissão, que trata de assuntos ligados à Administração do Estado e Poder Local, iniciou ontem uma visita para tomar contacto com a realidade sócio-económica da região, no quadro do programa de trabalho do ano legislativo 2023/2024.

Trata-se, dos deputados Gilberto Manuel Pereira (coordenador da comissão), Maria da Conceição Mendonça, Carla Maria de Sousa e Mardanes Kalunga, acompanhados por dois funcionários administrativos, nomeadamente António Santos e Virgínia Francisco.

 Ao tomar contacto com a realidade socioeconómica da província de Cabinda, o grupo de deputados deu nota positiva aos projectos que estão a ser desenvolvidos a nível da região,  com destaque para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O coordenador da comissão parlamentar, Gilberto Manuel Pereira, mostrou-se satisfeito ao aperceber-se que os projectos do PIIM implementados na província de Cabinda começaram nas comunidades e seguiram para as zonas urbanas.

Para Gilberto Manuel Perreira, esse é um sinal de crescimento porque, disse, a realidade de outras províncias por onde passou é contrária.

"Cabinda é a única província do país onde os projectos do PIIM começaram nas zonas mais recônditas e seguiram até à cidade, diferente de outras regiões do país por onde passamos”, disse. Para melhor se inteirarem da realidade sócio-económica da província mais a Norte do país (Cabinda), os deputados da 4ª Comissão da Administração do Estado e Poder Local reuniram-se com o Governo da Província de Cabinda. No encontro, que decorreu no Palácio do Governo, os deputados observaram, através de slides, vários projectos em execução nos quatro municípios da província (Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize), na sua maioria no âmbito do PIIM, tendo os fazedores das leis ficado de um modo geral com uma boa apreciação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política