Sociedade

Projectos sociais do Dirico concluídos até Dezembro

Um total de oito projectos ligados à carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Dirico, província do Cuando Cubango, fica concluído até Dezembro, garantiu, ontem, a administradora municipal.

10/05/2024  Última atualização 11H40
Diversas acções estão em curso na região para melhorar a qualidade de vida da população © Fotografia por: Edições Novembro

Ruth Tenente explicou, no final de uma visita do governador do Cuando Cubango, José Martins, que estão em fase de conclusão as obras de construção de um centro de saúde, uma morgue, o palácio da administradora e um parque infantil.

Além disso, acrescentou, estão a ser também concluídas as obras de construção de uma escola e um posto de saúde na comuna do Chamavera, cujos trabalhos abrangem no momento os últimos apetrechamentos. Os oito projectos, realçou, estão avaliados em mais de 2 mil milhões de kwanzas.

As infra-estruturas que o município vai ganhar nos próximos dias, adiantou, além de contribuírem para mudar a imagem da vila, vão também melhorar a qualidade dos serviços da administração pública, com maior destaque para os sectores da saúde e educação.

A administradora referiu que actualmente o município do Dirico dispõe de serviços sociais deficitários.

Entre os projectos de realce a nível local, destacou, ainda, a construção da aldeia modelo dos Khoisan, numa primeira fase com 12 residências que vão conferir maior dignidade a este grupo social. O projecto, avançou, está a ser financiado pelo Executivo angolano, através do Ministério da Acção Social, Família e Igualdade de Género.

A localidade

O município do Dirico, recordou, dista a 700 quilómetros da cidade de Menongue e conta actualmente com uma população estimada em 36 mil habitantes.

A circunscrição alberga o Pólo de Desenvolvimento da Bacia do Okavango, numa área de 12 mil hectares, que vai impulsionar ainda mais o crescimento da localidade com a implementação de vários projectos no sector do turismo.

O município, de acordo com a administradora, oferece várias oportunidades de negócios e investimentos no quadro do projecto transfronteiriço de conservação ambiental Okavango-Zambeze, que abrange, além de Angola, a Namíbia, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe.

Apoio garantido

O governador do Cuando Cubango afirmou que o PIIM já é uma realidade no município do Dirico, tendo em conta a evolução das empreitadas.

José Martins disse que diante desta realidade o governo da província vai continuar a interceder junto do Ministério das Finanças para que sejam pagos os orçamentos das obras.

A província do Cuando Cubango, sublinhou, foi contemplada com uma carteira de 86 projectos, sendo 76 de subordinação provincial e 10, central. Destes projectos, frisou, 25 já foram inaugurados.

O governador assegurou que os projectos do PIIM estão a garantir um certo conforto a população da província, sobretudo nas localidades recônditas, onde muitas das infra-estruturas foram destruídas durante a guerra civil.    

Em relação à reabilitação das estradas, José Martins garantiu que já foi autorizado, para breve, o início das obras do troço Cuito Cuanavale/Mavinga e Mavinga/Rivungo, Caiundo até Dirico, passando pelos municípios do Cuangar e Calai.

O arranque da reabilitação destas estradas, referiu, vai dar maior sustentabilidade à implementação do projecto da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), que vai permitir dividir a província em duas, sendo o Cubango e o Cuando, de forma a acelerar o desenvolvimento da região.

Nicolau Vasco | Dirico

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade