Política

Provedoria de Justiça com aumento de acções de mediação

Elizandra Major

Jornalista

A Provedoria de Justiça tem registado um crescimento significativo de acções voltadas à mediação e resolução de conflitos, no quadro das competências atribuídas ao provedor de Justiça, afirmou, ontem, Florbela Araújo.

19/04/2024  Última atualização 10H45
© Fotografia por: DR

A provedora de Justiça fez a afirmação por ocasião das celebrações dos 19 anos de existência da instituição, que decorrem sob o lema "O provedor da Justiça como mediador de conflitos entre a  Administração Pública e os cidadãos”.

Em declarações ao Jornal de Angola, Florbela Araújo disse que o aniversário da Provedoria de Justiça é celebrado de forma efusiva, por representar a consolidação da sua maioridade. O lugar da instituição no firmamento institucional nacional é de crescente destaque, a julgar pelas actividades que vem desenvolvendo e pelos resultados obtidos na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, considerou.

"Podemos sinalizar que, da celebração da Semana do Provedor de Justiça do ano passado a esta parte, houve um crescimento relativamente às acções da instituição”, avaliou.

Com as actuações desenvolvidas pela Provedoria de Justiça, referiu, permitiu-se a tomada de consciência dos cidadãos no exercício do dever de cooperação com as instituições do Estado.

Florbela Araújo disse encarar o momento de celebração como o apropriado para reforçar o compromisso institucional e legal de advocacia das posições jurídicas subjacentes dos cidadãos, normalmente fragilizados nas relações com os entes do poder de Estado.

A provedora de Justiça encorajou todos os profissionais nas missões internas e externas da instituição a manterem-se firmes na defesa da causa institucional e dos valores supremos da dignidade da pessoa humana, que têm sido cultivado dia após dia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política