Sociedade

Províncias do Huambo e do Cunene contam com mais transportes públicos

Marcelino Wambo | Huambo e Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalistas

Huambo e Cunene contam com mais transportes públicos para facilitar a circulação da população.

07/03/2024  Última atualização 10H25
Governante pede à operadora cumprimento do contrato . Meios foram disponibilizados para apoiar os municípes em várias rotas defenidas pelos governos das duas regiões © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
Os 20 autocarros entregues no Huambo, com o objectivo de reforçar a rede de transportes públicos em rotas urbanas e intermunicipais, entram em circulação dentro de dias.

A informação foi avançada, ontem, pelo director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, acrescentando que os novos autocarros que o sector recebeu, por via do Ministério dos Transportes, vão ajudar a minimizar as dificuldades da população em termos de mobilidade.

Joaquim Salinga explicou que vai se realizar um concurso público para a entrega dos autocarros a empresas de prestação de serviços de transporte de passageiros em rotas urbanas e intermunicipais. Com a entrada em circulação dos novos autocarros, sublinhou, a região contará com 94 meios distribuídos pelo Governo Provincial, na perspectiva de melhorar as condições de transporte da população.

O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana explicou que, às empresas concorrentes, são exigidas a certidão de registo comercial, escritura pública da constituição da empresa, certificado de registo criminal do representante legal da sociedade, fotocópia do BI dos sócios, cartão de contribuinte, licença de transporte e registo estatístico actualizado.

Os candidatos, depois de reunirem a documentação, deverão endereçar um requerimento à governadora provincial, com a indicação da denominação social das empresas, NIF, domicílio legal, número de registo comercial e outros requisitos que se impõe para a formalização do processo, além de ter a sua sede na província do Huambo e capacidade financeira para pagar uma quantia correspondente a cinco por cento do custo total do autocarro.

Os autocarros têm capacidade para transportar 64 passageiros e estão adaptados com assentos especiais para gestantes e pessoas com bebés, bem como elevadores para facilitar o acesso a deficientes físicos.

Novos autocarros em Ondjiva já se encontram em circulação

Os 12  autocarros, com 64 lugares cada, entregues no Cunene, entraram, terça-feira, em circulação, reforçando a frota de transportes públicos, para melhorar a livre circulação de pessoas e bens em rotas urbanas, a nível da cidade de Ondjiva.

Os autocarros foram entregues à operadora F.A. Lumbamba, mediante um concurso público, devendo a mesma reembolsar mais de 700 milhões de kwanzas por cada autocarro, no prazo de dez anos.

A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, disse que a entrada em circulação dos novos autocarros visa responder às preocupações da população, em termos de mobilidade urbana na cidade de Ondjiva e em zonas onde os serviços são feitos por táxis de motorizadas, bem como reduzir enchentes em paragens, principalmente no período nocturno. Gerdina Didalelwa reconheceu que o número de transportes públicos é ainda reduzido e reiterou o empenho do Governo em continuar a investir na melhoria dos serviços de transportes urbanos na região.

A governadora exortou à operadora no sentido de cumprir com o contrato, para que o Estado adquira mais meios visando a melhoria dos transportes públicos.

Francisco Abílio Lumbamba disse que o desafio é a normalização do sistema de transportes públicos, sobretudo na cidade de Ondjiva, fazendo com que pessoas que andam de motorizadas ganhem o hábito de se deslocar de autocarros.

Os   autocarros articulados, explicou, irão circular prioritariamente em horas de ponta, uma vez que mais de 70 por cento da população de Ondjiva viaja de manhã e no período da tarde. "Os 12 autocarros vão minimizar as inquietações da população, que muito tem se queixado por falta de transportes públicos em Ondjiva”.

Abel Constantino, de 16 anos, estudante da 8.ª classe, disse, ao Jornal de Angola, que vive a cinco quilómetros de Ondjiva e o seu pai gasta, por dia, 700 kwanzas da motorizada que o leva à escola. "Com a entrada em circulação dos autocarros, vou passar a pagar apenas 100 kwanzas”.

A adolescente Yolanda Miguel argumenta que, independentemente dos critérios a serem definidos, viajar de autocarro é mais seguro em relação à motorizada, pois "os mototaxistas, além de imprudentes, têm sempre pressa e não valorizam a vida”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade