Mundo

Putin homenageia “heróis” que combatem na Ucrânia

Presidente russo, Vladimir Putin, prestou, na sexta-feira homenagem aos "heróis" que combatem na Ucrânia e ao rearmamento da Rússia, num dia de celebração das forças armadas russas, na véspera do segundo aniversário do assalto a Kiev.

24/02/2024  Última atualização 15H15
Chefe de Estado da Federação Russa, Vladimir Putin © Fotografia por: DR

A Rússia assinala o dia 23 de Fevereiro como o dia dos "Defensores da Pátria". Esta celebração anual ocorre numa altura em que o Exército russo obteve vários êxitos na Ucrânia nos últimos dias.

Num vídeo, Vladimir Putin, em tom sério, prestou homenagem aos "participantes na operação especial" na Ucrânia, que disse estarem a "lutar pela verdade e pela justiça". "Sois os verdadeiros heróis do nosso povo", acrescentou o líder russo, que prestou homenagem, como faz todos os anos, no túmulo do soldado desconhecido sob o Kremlin. Nos últimos dias, o Presidente russo tem vindo a elogiar o seu país, que no último ano se tem concentrado no esforço de guerra, com um aumento da produção de equipamento e o recrutamento de centenas de milhares de soldados.

Na sexta-feira, vangloriou-se do aumento das entregas de mísseis, drones, veículos blindados, artilharia e sistemas de defesa aérea. "Com base na nossa actual experiência de combate, vamos continuar a reforçar as forças armadas", realçou.

Apesar de Moscovo ter sofrido perdas muito pesadas, com cerca de 120 mil mortos, segundo fontes americanas, conseguiu recrutar quase meio milhão de homens em 2023 e outros 53 mil em Janeiro de 2024, de acordo com números oficiais. A Ucrânia, por seu lado, viu o seu exército ser dizimado pela contraofensiva do Verão de 2023 e não consegue reconstituir as suas fileiras. No entanto, nas últimas semanas, obteve alguns êxitos no Mar Negro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo