Mundo

Putin quer cooperação sólida entre UEE e BRICS

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu uma maior colaboração entre os países da União Económica Eurasiática (UEE) e do BRICS, destacando as sinergias potenciais com vantagens mútuas entre os dois organismos, como a iniciativa da China "One Belt, One Road".

21/03/2024  Última atualização 11H55
Líder russo realça estratégia chinesa da “Rota da Seda” © Fotografia por: DR

O apelo por esforços conjuntos foi feito, na terça-feira, durante a reunião com Bakytzhan Sagintayev, presidente do Conselho da Comissão Económica da Eurásia (EEC), com quem apreciou a compatibilidade do desenvolvimento eurasiático com as estratégias chinesas.

"Sempre afirmamos que esses projectos são compatíveis com o nosso desenvolvimento eurasiático e as ideias chinesas", afirmou o Presidente russo. "Poderia haver muitos projectos conjuntos e áreas para desenvolvimento em geral", complementou.

Putin propôs, também, a exploração de caminhos para a cooperação no sector Bancário, adaptados para acomodar os interesses tanto dos países membros da UEE, quanto dos BRICS.

Acrescentou ser "importante aprimorar a funcionalidade dos sistemas financeiros existentes dentro do quadro do BRICS, alinhando-se aos objectivos russos, mas considerando os interesses mais amplos da União Económica Eurasiática (UEE).

"Seria óptimo se, em nome da Rússia, mas considerando os interesses dos países membros da nossa organização, oferecêssemos algumas propostas aos nossos colegas", disse Putin.

O líder russo destacou potenciais benefícios de apresentar propostas conjuntas, fomentar laços mais fortes e capitalizar interesses económicos compartilhados, citando como exemplo as colaborações existentes entre a Rússia, Cazaquistão, Belarus e nações do BRICS.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo