Sociedade

Quaresma: Inicia hoje a época cristã favorável ao perdão

Pedro Bica| Jornalista

O padre Zeferino Mitange, da Ordem dos Jesuítas, disse, sábado, ao Jornal de Angola, que o tempo da Quaresma é o período litúrgico que Deus dá aos cristãos para que tenham mais vigor na alma e no corpo, através do sacramento da penitência, para as festividades da alegria Pascal.

18/02/2024  Última atualização 08H20
Fiéis católicos em procissão de Domingo da Quaresma © Fotografia por: DR

"Neste tempo quaresmal e percorrendo os caminhos da conversão, cada cristão deve-se deixar levar pelo vendaval completo da vida espiritual, em que o amor, a esperança e a fé em Cristo seja o limite”, aconselhou.

Lembrou, no entanto, que, apesar de o mundo viver nos dias de hoje certos momentos de incerteza, os filhos e filhas de Deus não se podem afastar das graças da força do Espírito Santo, que transforma o coração. O sacerdote reiterou que o Senhor pede aos seus filhos e filhas que quebrem as cadeias injustas, repartam o pão com o faminto, dêem pousada aos pobres sem abrigo, levem roupa aos que não têm o que vestir e não voltem as costas ao semelhante.

A Quaresma

A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Consta que, tradicionalmente, esta fase se estende por 40 dias, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa.

A palavra Quaresma vem do termo Quadragésima, que em latim significa "quarenta dias”. Esta associação do termo com os quarenta dias, também está presente em outros idiomas, como no espanhol, que se refere ao período como Cuaresma, no italiano Quaresima, e no francês Carême.

Não se sabe ao certo o motivo pelo qual a Quaresma foi instituída com 40 dias de duração, sendo que na tradição bíblica diversos acontecimentos se estenderam por um período que leva o número 40.

A quarentena é uma prática realizada por fiéis de tradição Católica, assim como por devotos da Igreja Ortodoxa, Anglicana e Luterana, que se consolidou no século IV, no ano de 325, quando ocorreu o primeiro Concílio de Niceia.

No que se refere ao consumo de carnes, é muito comum a abstinência durante a Sexta-Feira Santa. Tradicionalmente, nesse dia muitos preferem consumir peixe e abstêm-se da carne vermelha ou de frango. Acredita-se que essa prática tenha surgido na Idade Média. Outra prática quaresmal é que muitos fiéis intensificam a leitura da Bíblia, assim como aumentam a sua rotina de oração. Por fim, a realização de obras de caridade àqueles que necessitam é outra prática reforçada durante esse período.

Mensagem do Santo Padre

Na sua mensagem, o Papa Francisco sustenta que, apesar do limiar da fraternidade, níveis de progresso científico, técnico, cultural e jurídico, capazes de garantir a todos a dignidade, ainda na escuridão das desigualdades e dos conflitos, Deus não se cansa de nós.

O Santo Padre lembra que é neste tempo de conversão, liberdade, onde o próprio Jesus, como é recordado anualmente no primeiro Domingo da Quaresma, foi impelido pelo Espírito Santo para o deserto, a fim de ser posto à prova na sua liberdade.

Durante a sua mensagem, o Papa Francisco realça que a forma sinodal da Igreja obriga a redescobrir e cultivar decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e de toda uma colectividade.

"Os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado, convido toda a comunidade cristã a fazer isto: oferecer aos seus fiéis momentos para repensarem os estilos de vida”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade