Cultura

Quatro mil lugares disponíveis para a festa do Carnaval de Luanda

Mário Cohen

Jornalista

Quatro mil lugares gratuitos estão disponíveis nas arquibancadas montadas na Nova Marginal da Praia do Bispo para o desfile do acto central do Carnaval de Luanda, que começa, no sábado com a classe infantil, domingo com a classe B e segunda-feira com a classe A.

08/02/2024  Última atualização 12H35
Montagem das tribunas e bancadas na Nova Marginal deve ficar concluída amanhã © Fotografia por: LUíS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Segundo anunciou o secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), António de Oliveira "Delon”, aos interessados, vão ser distribuídas pulseiras para as arquibancadas, enquanto para a tribuna de honra serão distribuídos convites de acesso à entrada do palco onde os grupos vão disputar os lugares cimeiros da grande manifestação cultural do país.

"A APROCAL vai oferecer ingressos para as arquibancadas e, para os tribunas estão reservados convites para entidades oficiais e figuras ligadas ao Entrudo”, referiu.

Delon perspectiva a realização de uma boa festa do povo, por se tratar de um evento que se começou a preparar no ano passado, com a realização do "Muzongué do Carnaval”, cujo local escolhido foi o Marco Histórico do Cazenga, em Luanda.

O encontro, recordou, esteve inserido nas comemorações do 28º aniversário da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), fundada a 25 de Setembro de 1995. O "Muzongué do Carnaval”, disse, teve um programa cultural e artístico recheado de muita alegria e grande presença humana, incorporado no espírito da "Festa do Povo”, com alguns grupos a fazerem exibições de grande qualidade artística.

O encontro, reconheceu, foi produtivo e serviu para os associados e a Comissão Directiva da APROCAL trocarem experiências no domínio da preservação e recuperação de alguns estilos de dança em desuso ou em vias de desaparecer, como são os casos da Cidrália e da Dizanda, que devem merecer uma grande reflexão de todos.

Disse que uma das recomendações saídas do encontro do Marco Histórico do 4 de Fevereiro foi sobre a importância dos grupos envidarem esforços para o reaparecimento destes estilos de dança, por fazerem parte da própria história do Carnaval de Luanda, um legado que precisa de ser transmitido às actuais e às futuras gerações.

Desfrutar da beleza natural

A equipa de reportagem realizou uma ronda à Marginal da Praia do Bispo, a fim de constatar como vão os preparativos para mais uma edição do Carnaval de Luanda. O cenário é animador e tudo indica que até amanhã tudo estará preparado para receber em apoteose o público e os grupos carnavalescos.

Os preparativos para a grande festa do povo na Nova Marginal da Praia do Bispo decorrem a muito bom ritmo, segundo o responsável da empresa Piranha, Manuel José Francisco, a quem coube a responsabilidade de montar as tribunas e as arquibancadas.

Manuel José Francisco garantiu que o palco do evento vai ser entregue à APROCAL amanhã, quinta-feira, para que no sábado, às 16h00, os grupos da classe infantil possam começar a o festival, cujo estilo dominante vai continuar a ser o Semba, o mais querido da música angolana, agora elevado à categoria de Património Imaterial Nacional.

A APROCAL tem uma equipa técnica da Comissão Organizadora do Carnaval, que, desde o passado sábado, tem acompanhado, de muito perto o andamento das obras e avaliado os trabalhos desenvolvidos no local da "Grande Festa do Povo”.

O cenário na Nova Marginal da Praia do Bispo já é de festa, atraindo as atenções de peões que param para apreciarem a montagem do palco que vai receber as grandes atracções do Carnaval de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura