Sociedade

Queimaduras em destaque durante o final de semana

Madalena Quissanga

Jornalista

O número de casos de queimaduras provocadas pelo mau uso de gás butano, electricidade, gasolina, gasóleo e álcool em gel tende a aumentar, nos últimos tempos, no Banco de Urgência de Queimados do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha.

06/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Quem o diz é a directora clínica da instituição, Antonieta Guilherme, acrescentando que, nas últimas 72 horas, foram assistidos vários pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau e com superfícies corporais afectadas em mais de 10 por cento.

A médica aconselha a ter mais atenção, fazer a manutenção dos utensílios de uso diário e cumprir as medidas de prevenção.

No Banco de Urgência de Queimados, disse, foram atendidos 40 pacientes com diversos tipos de queimaduras, entre os quais 18 crianças, tendo sido internados sete.

As queimaduras, explicou, foram causadas por acidentes domésticos (36), líquidos ferventes (12), objectos quentes (seis) e gás butano (cinco).

No Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, segundo a médica Antonieta Guilherme, foram, também, assistidos 62 pacientes com traumas, entre os quais 11 crianças, derivados, fundamentalmente, de acidentes domésticos (18), agressões físicas (12) e acidentes de viação (nove).

Na área de assistência primária, explicou, foram observados 240 pacientes, sendo 134 crianças e 106 adultos. "A malária, com 90 casos, doenças respiratórias agudas (18), hipertensão arterial (dez) e diarreia aguda (nove) foram as patologias mais registadas”.

Sambizanga

Nas últimas 72 horas, o Banco de Urgência do Centro de Saúde do Sambizanga assistiu 750 pacientes, tendo sido diagnosticados 546 casos de malária, 60 de doenças respiratórias agudas e 20 de diarreia aguda.

A directora clínica, Augusta Chandicua, deu a conhecer que na área de Clínica Geral, foram assistidos 181 pacientes, na Pediatria, 134, nas Consultas Externas, 216, em Tisiologia, 236, no PAV, 75, em Nutrição, 45, em Consulta Pré-Natal, 58, em sessões de Planeamento Familiar, 25 e em Psicologia, 22.

Samba

A equipa médica do Centro de Saúde da Samba tem se mostrado em prontidão na prestação de serviços humanizados e na assistência médica e medicamentosa, segundo a directora clínica da unidade sanitária.

Rosa Manuel acrescentou que, durante o final de semana, foram assistidos 3.250 pacientes, entre os quais 968 no Banco de Urgência.

A médica deu a conhecer que, durante o período em análise, foram registados 456 casos de malária, 84 de doenças respiratórias agudas, 67 de diarreia aguda e 36 de hipertensão arterial.

Zango

Na urgência de especialidade do Hospital Municipal Zango 2, para pacientes com traumas e ferimentos provocados por acidentes rodoviários, foram socorridos 174 cidadãos, entre os quais 33 vítimas de acidentes de viação, 29 de agressões físicas, dois de armas brancas e um de arma de fogo.

Segundo o director clínico da instituição, Sebastião Senga, durante o final de semana, houve o registo de 551 casos de malária, 31 de gripe, 25 de doenças respiratórias agudas, 21 de diarreia aguda e 13 de hipertensão arterial.

Sebastião Senga deu a conhecer que 337 pacientes foram observados na área de Pediatria, 289 em Clínica Geral e 197 na Maternidade, onde houve o registo de 58 partos.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade