Mundo

Rebeldes atacam aldeias e matam mais de 40 civis

Pelo menos 43 pessoas foram mortas nas duas primeiras semanas do mês do Ramadão, em ataques do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) no estado de Al Jazirah, Centro do Sudão, revelou, ontem, o Comité de Resistência Local.

29/03/2024  Última atualização 14H00
© Fotografia por: DR

O comité de Wad Madani, capital de Al Jazirah, afirmou, em comunicado, que as FAR atacaram um total de 28 aldeias neste estado sudanês, causando a morte de 43 civis, e muitas famílias foram obrigadas a abandonar as aldeias.

A cidade de Wad Madani foi tomada pelos paramilitares a 18 de Dezembro, juntamente com grande parte do estado de Al Jazirah, que, até então, era controlado pelo Exército sudanês. Por outro lado, as Forças Armadas Sudanesas disseram, ontem, que efectuaram avanços na zona oeste de Omdurman e no norte de Cartum, na área metropolitana da capital, onde o Exército está a levar a cabo uma grande ofensiva há várias semanas. "As unidades militares entraram nos bairros da zona de Ombada, no oeste de Omdurman”, grande parte dos quais estão nas mãos das FAR, afirmaram, em comunicado. Segundo os militares, "as milícias rebeldes retiraram-se do campo de batalha, deixando para trás veículos militares com armas, bem como mortos e feridos” entre as suas fileiras, enquanto em Cartum Norte o exército "isolou” os paramilitares numa zona próxima a uma refinaria.

Coincidindo com a ofensiva do Exército, as Forças Armadas Sudanesas anunciaram, na terça-feira, que todas as zonas de concentração das FAR em todas as partes do Sudão são consideradas um alvo militar "legítimo” para bombardeamento. O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou, no passado dia 8 deste mês, uma resolução a apelar à cessação imediata das hostilidades no Sudão durante o período do Ramadão, que decorre de 10 de Março a 9 de Abril.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo