Política

Reconhecido papel do país para a paz e estabilidade

António Cristóvão

Jornalista

Angola teve um papel relevante e decisivo para a estabilidade política e social na Namíbia e África do Sul, afirmou, sábado, no Bairro Neves Bendinha, na capital do país, o governador provincial de Luanda (GPL).

24/03/2024  Última atualização 09H27
Governador de Luanda, Manuel Homem, foi ao Santa Ana © Fotografia por: Edições Novembro
Manuel Homem fez estas declarações após a cerimónia de deposição de uma coroa de flores no monumento do soldado desconhecido, realizada no Cemitério de Sant’Ana, alusiva ao acto provincial de homenagem aos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale e Dia da Libertação da África Austral, ontem comemorado.

"A Batalha do Cuito Cuanavale foi determinante para que a Namíbia e a África do Sul pudessem alcançar a estabilidade. Hoje é um dia consagrado à África Austral”, destacou o governante.

O 23 de Março, informou o governante, reflecte o compromisso para com as novas gerações, com vista ao desenvolvimento do país.

"Estamos a homenagear todos os mártires desta Pátria, para efectuarmos a caminhada juntos”, lembrou o governador de Luanda.

Manuel Homem reconheceu que muitos angolanos morreram para alcançar a segurança e estabilidade política e social do país e da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Para o governador provincial, a deposição da coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido serviu, também, para uma singela homenagem a todos os combatentes da liberdade que pereceram na Batalha do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.

Nesta altercação militar, frisou, as populações civis também sofreram as consequências da invasão das tropas do exército sul-africano do então regime do "apartheid”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política